Menu fechado

ANTEVISÃO DE CRISTO EM ÊXODO

Apesar de Êxodo não apresentar profecias claras acerca de Cristo, é farto em tipos que prefiguram a Pessoa e a obra do Salvador.

a. Moisés tipificou Cristo de diversas maneiras: sacrificou a sua posição real a fim de libertar o povo (Filipenses 2:5-10; Hebreus 11:24-26); foi rejeitado pelo seu povo a princípio, tendo sido mais tarde recebido como libertador e governante (Atos 7:35); teve a posição singular de profeta, sacerdote e rei (Deuteronômio 18:15; Êxodo 24:6-8; Deuteronômio33:4- 5, respectivamente).

b. Arão, o sumo sacerdote, tipificou Cristo em muitos aspectos do sacerdócio (Hebreus 5, 7).

c. O cordeiro da páscoa foi, no Antigo Testamento, um notável tipo de Cristo como o Cordeiro de Deus, que derramou o seu sangue para a salvação (João 1:29; 1 Coríntios 5:7).

d. Cristo declarou que o maná era seu tipo, dádiva gratuita dos céus a ser recebida pelo povo para sustento e vida espiritual (João 6:32,33, 58).

e. O tabernáculo e os móveis tipificam com nitidez a obra de Cristo, a única que proporcionou ao homem uma aproximação de Deus.

Ao aplicar os tipos do Antigo Testamento, devemos lembrar que, enquanto os simbolismos geralmente ensinam pela estrutura, o ponto de importância dos tipos é mais bem percebido nas funções ou propósitos intencionais.

—– Retirado de: Stanley Ellisen – Conheça Melhor o Antigo Testamento.


Leia mais conteúdo desse livro nos links abaixo:

Artigos relacionados