Menu fechado

Cristologia em Joel

OBJETIVO DO LIVRO DE JOEL

O Livro de Joel tem dois objetivos: histórico c profético. O objetivo histórico era chamar a nação de Judá ao arrependimento como uma reação adequada aos julgamentos do Senhor com gafanhotos e estiagem, para que uma calamidade mais devastadora não viesse sobre eles. O objetivo profético era apresentar o futuro Dia do Senhor, no qual ele dominará os pagãos, libertará o seu povo para habitar com ele. A praga de gafanhotos jamais vista antes foi somente uma antecipação daquele futuro Dia do Senhor.

ÊNFASE DO DIA DO SENHOR

Joel é conhecido como o profeta do dia do Senhor, por ter supostamente cunhado a frase para o grande dia do julgamento das nações pelo Senhor. Entretanto, ele pode ter tomado a expressão de Obadias que a usou vinte anos antes com referência ao futuro julgamento de Edom. A importância dessa expressão já foi observada anteriormente.

PROFETA DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO NO PENTECOSTE (2:28-32).

Tanto Pedro quanto Paulo usaram esse texto como uma profecia da dispensação cristã (Atos 2:16-21; Romanos 10:13). Pedro usou-o para confirmar a validade do dom de línguas no Pentecoste; Paulo usou-o para confirmar a validade da oferta de salvação pela fé a todo o mundo. Nenhum deles afirmou que a profecia tinha sido totalmente “cumprida” no Pentecoste, mas que o derramamento do Espírito fazia parte dela. A primeira parte foi evidentemente cumprida no Pentecoste, isto é, o Espírito Santo foi derramado para a proclamação mundial da salvação simplesmente pela invocação do nome do Senhor. A última parte, referente aos sinais divinos de perturbações físicas no sol, lua e céu, não ocorreu naquela ocasião, mas acontecerá um pouco antes do “grande dia da sua ira” (Apocalipse 6:12-17). É claro que Pedro citou integralmente a profecia no Pentecoste a fim de incluir a oferta universal de salvação no final (Joel 2:32). Tal como a profecia da vinda do Messias em Isaías 9:6-7, essa profecia da obra de graça do Espírito Santo e da obra do terrível julgamento tem duas fases, largamente distanciadas.

CRISTOLOGIA EM JOEL

Joel, o “profeta do Espírito Santo”, não faz muitas referências diretas ao Messias. Em muitas declarações do Senhor como “Jeová” (YHWH), entretanto, ele fala como o Messias que virá libertar e governar o seu povo na era messiânica: “Sabereis que estou no meio de Israel” (2:27), “derramarei o meu Espírito sobre toda a carne” (2:28), “congregarei todas as nações. . .entrarei em juízo contra elas” (3:2), “Levantem-se as nações, e sigam para o vale de Josafá; porque ali me assentarei, p ara julgar” (3:12) e “Eu expiarei o sangue dos que não foram expiados” (3:21; comparar com João 5:22). Apesar de indiretas, essas referências podem ser consideradas messiânicas através das lentes dos textos posteriores.

—– Retirado de: Stanley Ellisen – Conheça Melhor o Antigo Testamento.


Leia mais conteúdo desse livro nos links abaixo:

Artigos relacionados