Menu fechado

Cristologia no Profeta Daniel

OBJETIVO DO LIVRO DE DANIEL

Seu objetivo principal é declarar a soberania de Deus sobre todas as nações, conforme foi demonstrado por intermédio de Daniel e seus amigos a dois monarcas da Babilônia e a dois da Pérsia. Assim, Daniel revela a previsão de quatro reinos gentios e “setenta semanas” de Israel, que teriam de cumprir o seu tempo antes do próprio Deus estabelecer um reino eterno na terra. O propósito do Livro de Daniel não é enfatizar o programa redentor de Deus, mas o programa do seu reino, até que ele seja estabelecido permanentemente com o Messias.

CONTRIBUIÇÃO PROFÉTICA DE DANIEL

Sua principal contribuição para a previsão profética foi o fato de ele ter colocado o programa profético divino dentro de um sistema cronológico. Ao próprio programa não foi adicionada muita coisa, considerando o que já tinha sido declarado pelas alianças com os antepassados e pelos profetas anteriores. Mas Daniel forneceu o calendário gentio dos “tempos dos gentios” e o calendário judaico das “setenta semanas de Israel” (2:37-44; 7:3 e ss.; 9:24-27). Esse trabalho proveu localizações exatas internacionais pelas quais a manobra do programa divino pode ser discernida no cenário mundial e em Jerusalém, capital judaica. Daniel designou cuidadosamente nações específicas e acontecimentos-chaves (8:20-22; 9:24-27; 12:1, 7-13). Esses acontecimentos referem-se a Israel e seu futuro, à medida que os impérios vão mudando, e mostram a soberania de Deus sobre o tempo e os acontecimentos.

OBJETIVO PRÁTICO DE DANIEL

Embora esse livro esteja repleto de conteúdo profético, está também impregnado de muitos desafios para a vida prática e piedosa. As profecias foram dadas não para promover misticismo, mas fortalecer o caráter. Não como motivo de curiosidade, mas para infundir coragem. O autor esmera-se em registrar como uma vida pura, com estudo bíblico e persistente oração, constitui o manancial de onde ele recebeu as visões de Deus (1:8-9; 9:2-20). Na grande profecia das “setenta semanas” para Israel em 9:24-27, por exemplo, os princípios pra- ticados tiveram antes grande ênfase. Essa profecia de quatro versículos é precedida de um longo relato de Daniel a estudar Jeremias, a orar, a confessar os seus pecados, a apelar a Deus com base nas suas alianças e compaixão. Deve também ser observado que essa revelação de longo alcance foi dada logo após a experiência de Daniel na cova dos leões (6:1: 9:1). Um objetivo básico da profecia é promover vida piedosa. Nos difíceis tempos dos Macabeus, o Livro de Daniel foi sem dúvida um fator preponderante na inspiração da coragem piedosa deles, e os estimulou para serem fortes e executarem grandes feitos (11:32).

CRISTO EM DANIEL

Dedicando-se mais ao reino temporal dos gentios, Daniel apresenta o conteúdo messiânico apenas em alguns raros textos:

a. Em 2:34-35, 44-45, a “pedra…cortada sem auxílio de mãos” que fere a estátua dos reinos gentios simboliza a vinda final de Cristo a fim de destruir o sistema antidivino do mundo e estabelecer o seu reino eterno.

b. Em 7:13-14, o “Filho do Homem” que “vem sobre as nuvens do céu” a fim de destruir os reinos dos animais e receber o “domínio eterno”, descreve a sua vinda como o Homem-Deus, assumindo finalmente sua posição legítima de Rei da terra designado por Deus.

c. Em 9:25-26, há uma referência mais específica a Cristo como o Messias. No decurso da profecia das setenta semanas, ele vem, mas é retirado sem receber o que lhe é devido. Ligado a esse acontecimento, entretanto, haveria outra destruição da cidade e santuário (cumprida em 70 d.C.).

d. Em 10:5-6, aparece a figura impressionante do Senhor como “um homem”, cuja aparência era semelhante a de um “homem” por cima do firmamento em Ezequiel, 1:26 e a do “Filho de Homem”, em Apocalipse 1:13-17. Cada uma dessas descrições foi dada quando um julgamento estava prestes a ser pronunciado. Em todas essas referências de Daniel, Cristo é visto como o Juiz das nações designado por Deus.

—– Retirado de: Stanley Ellisen – Conheça Melhor o Antigo Testamento.


Leia mais conteúdo desse livro nos links abaixo:

Artigos relacionados

1 Comentário

  1. Pingback:Cristologia em Oseias – Editora Mente Cristã

Comentários estão fechados.