Publicado em

Afinal, o que é a Páscoa?

cruz páscoa

O cristianismo é conhecido no mundo todo, assim como o personagem principal da sua narrativa, Jesus Cristo. No entanto, até mesmo dentre os cristãos há muitas dúvidas sobre o que é a páscoa e se ela deve mesmo ser celebrada por nós. Você saberia dizer?

Este texto introduz uma série de 7 exposições bíblicas do Evangelho a partir da narrativa da páscoa.

Há duas formas bem comuns de errar sobre o assunto:

1) Achar que os cristãos apenas celebram porque está na Bíblia, em memória do evento que marcou a saída de Israel do Egito. Afinal, até Jesus a celebrou.

2) Achar que a páscoa cristã nenhuma relação tem com a páscoa judaica e que se trata exclusivamente o evento da morte e ressurreição de Jesus.

Ambos os pensamentos estão equivocados. Nós não celebramos a páscoa meramente por ser uma celebração que está na Bíblia. Aliás, há várias outras celebrações judaicas e nós não celebramos nenhuma delas. Contudo, a páscoa cristã está completamente conectada com o evento que recebeu o nome de “páscoa” para os judeus. Todo cristão deveria entender bem desse assunto, visto que é justamente sobre o Evangelho da salvação, como explicaremos. Infelizmente, a maioria das igrejas brasileiras celebra ou por misticismo, ou por entretenimento, sem expor à igreja qual sua importância

A páscoa é sobre Cristo, é sobre o Evangelho. Mais especificamente, sobre a ressurreição de Cristo. A páscoa representa a esperança cristã na vida eterna; representa o livramento de Deus para o seu povo; representa a libertação e a preservação dos eleitos, de todo aquele que confia nele.

A páscoa, portanto, demonstra sobre alguns aspectos específicos do Evangelho que são encontrados também em vários outros lugares das Escrituras. Vários eventos narrados na Bíblia mostram a mesma estrutura e as mesmas características – contidas na páscoa, tando judaica quanto cristã – do plano de redenção que Deus traçou desde a eternidade.

Nesta série pretendemos mostrar ao leitor como identificar a semelhança entre a páscoa e o Evangelho encontrado em outras passagens, assim como ajudá-lo a entender o propósito, as conexões e a importância da páscoa judaica e a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu na cruz para perdoar todos os nossos pecados.

Muitas vezes, na história da humanidade, Deus se manifestou para livrar seu povo. É isso que a páscoa nos traz à memória. Para muitos, a páscoa é apenas sinônimo de mais um feriado, mais uma data comercial. Esperamos que, com essa série, você possa enxergar essa celebração tão cara à Igreja de Cristo com outros olhos.

Em Cristo,

– Lucas Rosalem – facebook.com/ApenasOEvangelho

— Este texto é a 1ª parte da Série A Páscoa & o Evangelho. Confira a série completa AQUI.