Menu fechado

PODEMOS JULGAR FALSOS MESTRES?

É justamente por causa da clareza bíblica sobre denunciar heresias e expulsar do nosso meio os falsos mestres que temos OBRIGAÇÃO MORAL de fazê-lo. E denunciar uma heresia é especificamente JULGÁ-LA como tal, assim como expor um falso mestre é JULGÁ-LO como tal. Medo de julgar está ligado à imaturidade cristã e à falta de conhecimento de Deus através da Escritura. O que Deus fará é condenar, que é bem diferente. A defesa da fé é por nossa conta. Não fazer isso é ser negligente e cúmplice.

Para a mulher pega adulterando ele disse: ”Nem eu te condeno, vá e não peques mais”, para Zaqueu que cobrava juros abusivos, ele disse: ”Hoje me importa pousar na sua casa”, e a prostituta que ungiu seus pés, foi elogiada’. Mas Judas que o vendeu, foi chamado de diabo, e os mercadores do templo foram expulsos e chamados de ladrões e salteadores. Os religiosos que conheciam a verdade, eram duramente criticados por Jesus por causa da hipocrisia, e os pecadores confessos eram abraçados pelo Mestre. ”Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.” (Mateus 9:12)

Do fundo do coração: não quero a condenação eterna dos falsos mestres! Quero a conversão destes também! Mas é preciso que a Igreja de Cristo perceba algo na diferença de tratamento que Cristo deu a eles e como isso pode ser crucial para nossa saúde espiritual.

CRISTÃO MADURO DIALOGA
A única complicação que vejo em debater certas controvérsias é a dificuldade em se manter um diálogo saudável com gente orgulhosa e pouca instrução/compromisso com a Palavra. Isso porque nós vemos discussões diversas na Escritura, como a que Paulo teve com Pedro, e o assunto lá era muito complicado, mas foi resolvido, isso porque se tratava de dois homens mais comprometidos com o ensino correto do que consigo mesmos. Crente que foge de repreensão, que foge de correção, ainda não deixou de ser menino na fé.

Um comentário do Gildo de Carvalho:
O problema não é ser ou não ser pentecostal, mas ser ou não instruído na Palavra e de forma sadia. Uma pessoa bem instruída saberá questionar (o que é bem diferente de se rebelar) e refletir sobre o que lhe é ensinado. Isso é muito bom! Assim cada um, com a segurança do bom conselho, estará com seus passos sobre o evangelho transformador numa sociedade deturpada.

VOCÊ ACEITA HERESIAS?
Nenhum crentes admite que aceita heresias, mas na verdade a maioria esmagadora simplesmente se mantém calado e se omite, com medo de conversar com seus líderes ou de expor sua revolta. De um lado líderes orgulhosos e, de outro, seguidores omissos que não admitem isso.

“A HUMILDADE é a principal marca do cristão, junto com o AMOR resolveria muitas destas questões! O confronto de idéias faz parte de qualquer seguimento social, mas o que percebemos é uma verdadeira “guerra”, e o pior, muitos não sabem nem o que estão ‘defendendo’!” ( Sonia Minucelli )

Alguns cristãos tem tanto medo de questionar, que acabarão indo para o inferno com medo e tudo. A negligência é igual à conivência. Quem se cala por medo, além de demonstrar falta de fé em Deus e mostrar uma fé fraca, mal estruturada, torna-se cúmplice dos falsos mestres.

– Lucas Rosalem


Artigos relacionados