Menu fechado

O Cordeiro que livrou a todos!

o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo - páscoa

A humanidade está em exílio! A descrição da história de Adão e Eva no Gênesis é a descrição do exílio de todo ser humano. Cada homem que já veio a existir esteve no estado de inquietação, em busca de um lugar onde sua alma pudesse se descansar.

Quando abrimos a Bíblia, especialmente em Gênesis, vemos inúmeras histórias e personagens. Pode ser difícil para alguns perceberem, mas tudo ali está conectado. Tudo o que acontece, cada ação ou ordem divina, tem um propósito glorioso! Todos os eventos são sombras de um único e fantástico evento universal: a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Cordeiro Pascal, que trouxe o livramento e a preservação de todos os eleitos de Deus!

Já com Adão e Eva houve, os primeiros humanos, houve necessidade de redenção. O casal quebrou sua ligação com Deus ao dar ouvidos à serpente, arruinando a situação da humanidade. Deus havia dito que a desobediência traria morte sobre eles, e agora nada poderiam fazer para da ira do Senhor. No entanto, Deus não queria que tudo se acabasse ali mesmo, ao passo que o pecado deveria ser punido de qualquer forma. Então, Ele mesmo providencia um sacrifício para cobrir a vergonha do casal (Gn 3.21). Houve livramento; a humanidade foi preservada pela misericórdia do Criador!

Deus, assim, revelou parte do que era necessário para que houvesse perdão justo dos pecados: uma morte substitutiva. Ele também prenunciou parte do Grande Plano ao casal, dizendo que a mulher daria luz a um descendente que esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3:15). O casal certamente não poderia imaginar o que esse descendente fosse o próprio Filho de Deus e que a sua morte era que havia sido tipificada no sacrifício feito no jardim para cobrir sua vergonha.

Adão e Eva tiveram filhos. Os mais conhecidos são Caim e Abel (Gn 4.1-2). Mas o pecado agora estava à porta e assolava cada humano. Caim assassinou seu irmão (Gn 4.8). Parecia que o descendente da mulher, a esperança evangélica, havia sido frustrada. Mas o Adão e Eva tiveram outro filho, a quem deram o nome de Sete. Recebeu este nome porque o Senhor deu a Eva outro descendente no lugar de Abel (Gn 4.25). A esperança renasce!

Porém, os efeitos do pecado permaneceram. A terra se encheu de pessoas e, com a mesma proporção, se encheu de violência e pecado (Gn 6.5). Como poderia tanto mal passar impune? De maneira nenhuma! Mas Deus não planejava terminar tudo ali. Havia um plano para trazer juízo e ainda assim continuar a história da humanidade e preservar a descendência que traria a esperança aos homens.

Deus resolve destruir a humanidade (Gn 6.7), mas Noé, da linhagem de Sete, é agraciado por Deus (Gn 6.8). A história de Noé todos sabemos. A morte veio sobre a humanidade, mas, assim como no grande evento que seria chamado de páscoa, passou por cima da família de Noé sem atingi-la.

O Senhor preservou a linhagem da mulher como prometera, punindo um povo perverso e livrando uma única família por um preço justo que seria revelado tempos depois, na cruz. A linhagem santa continuou!

— Este texto é a 2ª parte da Série A Páscoa & o Evangelho. Confira a série completa AQUI.


Artigos relacionados