O que significa não dar lugar ao diabo em Efésios 4:27?
Em Efésios 4, Paulo incentiva os crentes em Éfeso a viver como cristãos redimidos. Por terem uma nova vida em Cristo, eles devem viver como novas pessoas, não como antes de serem salvos (Efésios 4:20–24). Em Efésios 4:25-32, Paulo dá vários exemplos do que significa viver em comunidade cristã. Um desses exemplos envolve nossa raiva e o diabo . “’ Irai- vos e não pequeis’: não vos ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo” (Efésios 4:26-27). Algumas traduções traduzem a palavra “lugar” como “ponto de apoio” (NIV) ou “oportunidade” (ESV).
A palavra para “lugar” ou “ponto de apoio” refere-se literalmente a um local físico. No mundo de língua grega, passou a significar metaforicamente “oportunidade”. O sentido em Efésios 4:27 é metafórico. Não devemos dar ao diabo nenhuma oportunidade de influenciar nossas vidas. Ele não deve ter lugar em nossas vidas porque ele é um inimigo de Deus e deseja destruir o povo de Deus (João 8:44; 1Pedro 5:8).
No contexto desta passagem, é a nossa raiva que tem o potencial de dar uma oportunidade ao diabo (Efésios 4:26). Mesmo raiva justa, se segurado por muito tempo, pode se tornar amargo e divisivo. Quanto mais ficamos com raiva, mais oportunidades estamos dando ao diabo para semear o ódio e o descontentamento. É por isso que Paulo diz aos cristãos efésios para não permitirem que o sol se ponha sobre sua raiva, para que não dêem ao diabo nenhuma oportunidade de distorcer a situação com suas mentiras e engano. Devemos nos livrar de nossa raiva o mais rápido possível, para que não demos lugar ao diabo.
Como aplicamos esta passagem? Devemos reconhecer que permanecer zangado com as pessoas dá ao diabo a oportunidade de causar estragos em nossas vidas. Qualquer coisa que dê ao diabo a oportunidade de influenciar nossas vidas é ruim para nós por padrão. Devemos seguir o conselho de Paulo, apenas alguns versículos depois, de ser “bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-nos uns aos outros, assim como Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4:32).