Menu fechado

Quem é esse Deus?

Observação: o trecho abaixo é parte da revista Quem é esse Deus?, que você pode adquirir neste link: https://editoramentecrista.com/produto/quem-e-esse-deus

Nós cremos no Deus que se revelou a Moisés e que contou a ele tudo que havia feito e tudo o que havia acontecido; cremos no Deus que contou a Moisés como foi que visitou os patriarcas e como as coisas haviam chegado ao ponto em que estavam. Mas acima disso, o mais especial: contou a Moisés como era o homem no início; contou exatamente o que a humanidade era para ser!

Deus contou a Moisés o que o homem fez contra o Criador e como o Criador, em sua misericórdia, providenciou resgatá-lo.
Iavé é o nome que Deus entregou a Moisés, mas quando ele descreveu o Deus que se revelou a ele, Aquele que criou todas as coisas, ele o descreveu com outro nome. O que o contexto da criação diz sobre o Deus cristão?

Elohim! Deus é uma comunidade. E é exatamente isso que o contexto diz sobre a humanidade!

Gênesis 1:26 diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…”.

O verso seguinte começa assim: “Criou, pois, Deus o homem à sua imagem…”, e termina explicando: “à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.

Se ainda não entendeu, vamos para a recapitulação em detalhes.

Em Gênesis 2, Deus cria o homem e diz: “não é bom que o homem esteja só…” (v.18). No verso 22, Ele faz Eva a partir da costela de Adão, e o verso 24 explica: “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne”.
Adão e Eva não tinham mãe e pai. Deus está falando de algo para toda a humanidade, pois está enfatizando a essência com que foram criados: a comunhão!

O resgate da humanidade só a fé cristã proclama e explica!

Toda desunião, separação e distanciamento só pode ser fruto do pecado.

Na conversão, nos afastamos mais e mais do pecado e nos aproximamos mais e mais das pessoas!
Veja como é o texto em Hebraico onde diz “serão uma só carne” (Gn 2:24).

דחא בשרל
echad levasar

Marido + mulher = um só (echad).

Ao escrever o Gênesis, só Moisés tinha noção do que era a humanidade!
À imagem do Criador, a humanidade foi criada para ser echad!

Antes do pecado, havia real unidade entre Adão e Eva. Essa unidade era tão forte que a primeira reação deles depois do pecado foi perceber que estavam nus (Gn 3:7); algo que parece bobo para nós, para eles foi gritante, por causa da qualidade da união que havia e foi quebrada. O pecado destruiu a relação humana e afastou as pessoas.

A palavra hebraica para “comunidade” é qãhãl. Na versão em grego do AT feita pelos próprios judeus, essa palavra foi traduzida por ekklesia, justamente de onde vem a palavra “igreja”.

Foi para que a humanidade não se perdesse por completo que, desde a eternidade, a Trindade se organizou para separar um povo para si: a Igreja Santa e Imaculada!

  • Lucas Rosalem