Na igreja primitiva, alguns crentes lutaram com a questão do compromisso com o mundo, especificamente em relação à comida que comiam. Paulo estava “plenamente persuadido no Senhor Jesus de que nada é impuro em si mesmo” ( Romanos 14:14 ), mas alguns crentes não podiam comer carne sacrificada aos ídolos com a consciência limpa. Paulo ensinou que cada crente deve fazer e seguir as convicções bíblicas sobre questões controversas. Quando não podemos fazer algo em sã consciência, não devemos fazer nada, pois tudo o que não é de fé é pecado, ou, como a Amplified Bible expõe, “tudo o que é feito com dúvida é pecaminoso” ( Romanos 14:23 ).
Comer carne não é pecado. Na verdade, “toda comida é limpa” ( Romanos 14:20) A questão de comer ou não certos alimentos é uma questão discutível . Como seguidores de Cristo, devemos estudar a Palavra de Deus e ser guiados pelo Espírito Santo ( João 16:13 ; Romanos 8:14 ) para ter nossas doutrinas e convicções conforme a verdade de Deus. Tiago 4:17nos diz: “Se alguém, então, sabe o bem que deve fazer e não o faz, é pecado para ele”. Para assuntos que estão claramente definidos nas Escrituras, devemos seguir as orientações fornecidas. Para assuntos controversos ou áreas cinzentas, devemos viver de acordo com nossas convicções, seguindo o princípio de que tudo o que não provém da fé é pecado. A Bíblia Viva expressa desta forma: “Quem acredita que algo que deseja fazer é errado, não deve fazê-lo. Ele peca se o faz, pois pensa que é errado e, portanto, para ele é errado. Tudo o que é feito sem o que ele acha que é certo é pecado ”( Romanos 14:23 ).
Algumas pessoas abordam as áreas cinzentas com extremo cuidado, enquanto outras as abordam com mais liberdade. Alguns podem dizer que é pecado ir ao cinema ou usar certas roupas, enquanto outros não têm problema em fazer essas coisas. A vida de um crente é marcada pela busca de agradar e glorificar a Deus ( 1 Coríntios 10:31 ; Colossenses 3:23 ). O Espírito Santo também vive dentro dos crentes ( 2 Timóteo 1:14 ). Em relação a assuntos disputáveis, tudo o que não provém da fé é pecado. Ou seja, se nossa consciência produz culpa, devemos abster-nos dessa atividade. Não importa se outros dizem que a atividade é permitida; devemos escolher seguir as nossas próprias convicções porque “quem tem dúvidas está condenado se comer, porque o que come não provém da fé; e tudo o que não procede da fé é pecado ”( Romanos 14:23) Em outras palavras, se você não está totalmente convencido de que o que está fazendo é bom, não o faça. Não aja contra uma consciência duvidosa , pois tudo o que não provém da fé é pecado.
Nem todas as coisas são benéficas ( 1 Coríntios 10:23 ), mesmo que não sejam pecaminosas, e os crentes buscarão fazer apenas as coisas que agradam a Deus e edificam seus irmãos e irmãs em Cristo. Tudo o que não é de fé é pecado. Colossenses 1:10 apresenta um bom princípio orientador: “Viva uma vida digna do Senhor e agrade-o em todos os sentidos”. Quando surge um assunto que não é abordado especificamente nas Escrituras, devemos considerar os princípios bíblicos para nos ajudar a determinar se isso agradará a Deus. Devemos nos perguntar se estamos procurando agradar a nós mesmos ou a Deus (Colossenses 3: 1–4 ; 2 Timóteo 2: 4 ; 2 Coríntios 5: 14–15 ; Gálatas 5: 16-18 )? A atividade vicia ( 1 Coríntios 6:12 ; Efésios 5:18 )? Meu testemunho cristão será confirmado ( 1 Timóteo 4:12 ; Colossenses 4: 5 )? Fazer isso elevará a mim e a outros à piedade ( 1 Tessalonicenses 5:11 ; 1 Coríntios 10:23 )? Nossas convicções devem ser moldadas para obedecer a Cristo, e então não devemos ir contra elas. “Bem-aventurado aquele que não se condena com o que aprova” ( Romanos 14:22 ).