Uma vez que uma pessoa é salva, ela é sempre salva? Sim, quando as pessoas conhecem a Cristo como seu Salvador, elas são colocadas em um relacionamento com Deus que garante sua salvação como eternamente segura. Para ser claro, a salvação é mais do que orar ou “tomar uma decisão” por Cristo; a salvação é um ato soberano de Deus pelo qual um pecador não regenerado é lavado, renovado e nascido de novo pelo Espírito Santo ( João 3: 3 ; Tito 3: 5 ). Quando a salvação ocorre, Deus dá ao pecador perdoado um novo coração e coloca um novo espírito dentro dele ( Ezequiel 36:26 ). O Espírito fará com que a pessoa salva ande em obediência à Palavra de Deus ( Ezequiel 36: 26-27 ; Tiago 2:26) Numerosas passagens das Escrituras declaram o fato de que, como um ato de Deus, a salvação é segura.
(a) Romanos 8:30 declara: “E os que predestinou, também chamou; os que chamou, também justificou; os que justificou, também glorificou”. Este versículo nos diz que, a partir do momento em que Deus nos escolhe, é como se fôssemos glorificados em Sua presença no céu. Não há nada que possa impedir um crente de um dia ser glorificado porque Deus já determinou isso no céu. Uma vez que uma pessoa é justificada, sua salvação está garantida – ela está tão segura como se já tivesse sido glorificada no céu.
(b) Paulo faz duas perguntas cruciais em Romanos 8: 33-34″Quem intentará acusação contra os que Deus escolheu? É Deus quem justifica. Quem é ele que condena? Cristo Jesus, que morreu – mais do que isso, que ressuscitou – está à destra de Deus e está também intercedendo por nós. ” Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? Ninguém o fará, porque Cristo é nosso advogado. Quem vai nos condenar? Ninguém vai, porque Cristo, Aquele que morreu por nós, é aquele que condena. Temos o advogado e o juiz como nosso Salvador.
(c) Os crentes nascem de novo (regenerados) quando crêem ( João 3: 3 ; Tito 3: 5 ). Para um cristão perder sua salvação, ele teria que ser regenerado. A Bíblia não dá nenhuma evidência de que o novo nascimento pode ser retirado.
(d) O Espírito Santo habita em todos os crentes ( João 14:17; Romanos 8: 9 ) e batiza todos os crentes no Corpo de Cristo ( 1 Coríntios 12:13 ). Para um crente se tornar não salvo, ele teria que ser “não habitado” e separado do Corpo de Cristo.
(e) João 3:15 afirma que todo aquele que crê em Jesus Cristo terá “vida eterna”. Se você crê em Cristo hoje e tem vida eterna, mas a perde amanhã, então ela nunca foi “eterna” de forma alguma. Portanto, se você perder sua salvação, as promessas de vida eterna na Bíblia serão um erro.
(f) Em um argumento conclusivo, a Escritura diz: “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação, será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor ”( Romanos 8: 38–39 ). Lembre-se de que o mesmo Deus que o salvou é o mesmo Deus que o guardará. Uma vez que somos salvos, estamos sempre salvos. Nossa salvação está definitivamente garantida para a eternidade!