Menu fechado

Um cristão deve participar de um sorteio?

Um sorteio pode se referir a uma loteria ou a uma corrida ou concurso em que todo o prêmio é concedido a um vencedor. Os sorteios podem ou não envolver jogos de azar, pois os ganhos podem ser escolhidos por sorteio aleatório sem custo para o vencedor. O termo originou-se de uma palavra do inglês médio, swepestake , que se referia a um vencedor que varria a mesa de todos os ganhos.

Jogos de azar, e qualquer competição em que o resultado monetário seja baseado no acaso, há muito foi condenada pela igreja, e por boas razões. O jogo já foi o forte de personagens duvidosos e do submundo. Fortunas foram perdidas e famílias foram destruídas pelo lançamento dos dados ou pelo lançamento de uma carta. Portanto, os líderes cristãos se opuseram veementemente a qualquer empreendimento que, mesmo remotamente, sugerisse jogos de azar. Devido à sua semelhança com os jogos de azar, os sorteios costumavam ser incluídos nessa proibição.

No entanto, no século passado, concursos, loterias e sorteios se tornaram tão comuns que dificilmente os associamos aos males do jogo do século XIX. Os programas de jogos de televisão reduziram ainda mais nossa resistência. Torcemos com os vencedores que saem com os prêmios. Os sorteios também são abundantes como forma de publicidade. As empresas comercializam seus serviços oferecendo uma chance de um prêmio em troca de nossas informações de contato. Nesse tipo de sorteio, o participante tem pouco a perder e, se estiver totalmente ciente das consequências de participar, não sofre nenhum dano real ao fazê-lo.

O problema dos sorteios começa quando depositamos todas as nossas esperanças na vitória, como se o dinheiro fosse resolver nossos problemas. Vemos vencer como a resposta em vez de confiar no Senhor. As pessoas podem ficar tão presas às possibilidades de ganhar um sorteio que sacrificam o dinheiro que não têm no altar da chance. Quando nos concentramos no “e se” da vitória, o dinheiro rapidamente se torna um ídolo.

A Bíblia sempre nos alerta sobre a armadilha de amar o dinheiro. Primeira Timóteo 6:10 diz: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, ávidas por dinheiro, se afastaram da fé e se perfuraram com muitas dores ”. Hebreus 13: 5declara: “Livra-te do amor ao dinheiro e fica contente com o que tens, porque Deus disse: ‘Nunca te deixarei; nunca vou abandoná-lo. ‘”O desejo por dinheiro não é nada novo ou exclusivo em nossa cultura, e os sorteios apenas capitalizam esse desejo. Embora participar de sorteios geralmente seja uma diversão inocente, devemos sempre considerar o custo. Raramente algo é gratuito. Antes de entrar em qualquer concurso, devemos considerar algumas questões:

• O que aqueles que operam o sorteio ganham com a minha participação?
• É um ganho que eu prontamente concordo?
• Estou sendo usado de maneiras com as quais nunca concordaria se não fosse pela chance de ganhar?
• Se eu pudesse consultar Jesus antes de entrar, Ele daria o “vá em frente”?
• Inscrever-se neste concurso aumentará minha ganância ou me concentrará em coisas materiais?

Quando podemos dar respostas saudáveis ​​e que honram a Deus a essas perguntas, participar de sorteios não deve ser um problema.

Artigos relacionados