Menu fechado

Obediência, amor e fé

Por Felipe Moura.

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. (1 João 5:1,2)

Jogo de palavras parece ser a ferramenta mais usada pelo apóstolo João quando escreve sua primeira carta. O assunto desta carta evidentemente está relacionada a: obediência, amor e fé. Se na leitura de toda a carta você não percebeu como esses assuntos se repetem e se unem, faz-se necessária uma nova leitura.

No último capítulo ele também descreve as características de alguém que foi gerado por Deus. A primeira característica é que a pessoa (1) crê que Jesus é o Cristo. A segunda é que aquele que crê que Jesus é o Cristo (2) ama aos que também creem nisso. E por último, é que estes que creem que Jesus é o Cristo e que amam os que comungam a mesma  também amam a Deus e (3) obedecem aos mandamentos do Senhor.

A respeito da obediência, pode-se concluir que (1) não há como amar a Deus e viver em desobediência e (2) apenas os que amam a Deus o obedecem. Parece óbvio, mas há muitos que se enganam na prática das formalidades da Lei.

Dentro da comunidade cristã há também aqueles que não foram gerados por Deus, portanto não são filhos de Deus. E como geralmente reduzimos o cristianismo às formalidades dominicais, ficamos confundidos e sem saber o que fazer.

Os critérios que João utiliza são definitivos. É necessário crer que Jesus é o Cristo — e isso diz respeito à sua encarnação, vida, morte, ressurreição e ascensão.

Os que creem em Jesus entendem que (1) eram alvos da ira de Deus e que (2) precisam de perdão dos pecados para (3) ter paz com Deus. Este ato alcança a mente e o coração de tal forma que, assim como Deus nos amou — apesar de nós , devemos amar aos nossos irmãos — apesar de nós.

Nossa tendência natural é de criar inimizade, especialmente por causa de ideias diferentes. Mas a ofensa que cometemos foi perdoada, por essa razão devemos perdoar aos que nos ofendem.

Se de fato somos “novas criaturas” cremos que Jesus é o Cristo e amamos uns aos outros, assim como amamos a Deus e o obedecemos.

Twitter Facebook Instagram

Artigos relacionados