A Bíblia tem muito a dizer sobre bruxaria. A feitiçaria e seus muitos primos, como a leitura da sorte e a necromancia, são as falsificações de Satanás para a espiritualidade sagrada. A Bíblia condena expressamente todas as formas de bruxaria.
Desde os tempos antigos, as pessoas procuram experiências sobrenaturais que Deus não endossa. As nações que cercavam a Terra Prometida estavam saturadas com tais práticas, e Deus tinha palavras severas para Seu povo a respeito de qualquer envolvimento com eles. Deuteronômio 18: 9–12 diz: “Quando você entrar na terra que o Senhor seu Deus está lhe dando, não aprenda a imitar os modos detestáveis das nações ali. Que ninguém seja encontrado entre vocês que sacrifique seu filho ou filha no fogo, que pratique adivinhação ou feitiçaria, interprete presságios, se envolva em feitiçaria, ou lance feitiços, ou que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. Qualquer um que faz essas coisas é detestável para o Senhor. ”
Deus leva a feitiçaria muito a sério. A pena para a prática de feitiçaria segundo a Lei Mosaica era a morte (Êxodo 22:18 ; Levítico 20:27 ). Primeira Crônicas 10:13 nos diz que “Saul morreu porque foi infiel ao SENHOR; ele não guardou a palavra do Senhor e até mesmo consultou um médium para orientação. ” No Novo Testamento, “feitiçaria” é traduzido da palavra grega pharmakeia , de onde obtemos nossa palavra farmácia ( Gálatas 5:20 ; Apocalipse 18:23 ). A feitiçaria e o espiritismo frequentemente envolvem o uso ritualístico de poções mágicas e drogas para controlar a mente. Uso de drogas ilícitaspodemos nos abrir para a invasão de espíritos demoníacos. Praticar ou tomar uma substância para atingir um estado alterado de consciência é uma forma de bruxaria.
Existem apenas duas fontes de poder espiritual: Deus e Satanás. Satanás tem apenas o poder que Deus permite que ele tenha, mas é considerável ( Jó 1:12 ; 2 Coríntios 4: 4 ; Apocalipse 20: 2 ). Buscar espiritualidade, conhecimento ou poder à parte de Deus é idolatria, intimamente relacionado à feitiçaria. Primeiro Samuel 15:23diz: “Porque a rebelião é como o pecado da feitiçaria, e a teimosia é como a iniqüidade e a idolatria.” A feitiçaria é domínio de Satanás, e ele é excelente em falsificar o que Deus faz. Quando Moisés fez milagres diante do Faraó, os mágicos fizeram as mesmas coisas por meio do poder demoníaco ( Êxodo 8: 7 ). No cerne da bruxaria está o desejo de saber o futuro e controlar eventos que não são nossos para controlar. Essas habilidades pertencem apenas ao Senhor. Este desejo tem suas raízes na primeira tentação de Satanás para Eva: “Você pode ser como Deus” ( Gênesis 3: 5 ).
Desde o Jardim do Éden, o foco principal de Satanás tem sido desviar os corações humanos da adoração ao Deus verdadeiro ( Gênesis 3: 1) Ele seduz os humanos com sugestões de poder, autorrealização e iluminação espiritual, à parte da submissão ao Senhor Deus. A feitiçaria é apenas outro ramo dessa tentação. Envolver-se em feitiçaria de qualquer forma é entrar no reino de Satanás. Envolvimentos modernos aparentemente “inofensivos” com bruxaria podem incluir horóscopos , tabuleiros Ouija , rituais de meditação orientais e alguns jogos de vídeo e RPG. Qualquer prática que se envolva em uma fonte de energia que não seja o Senhor Jesus Cristo é bruxaria. Apocalipse 22:15 inclui as bruxas em uma lista daqueles que não herdarão a vida eterna: “Lá fora estão os cães, os que praticam artes mágicas, os sexualmente imorais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a falsidade.”
Não precisamos temer o poder de Satanás, mas devemos respeitá-lo e ficar longe dele. Primeira João 4: 4 diz: “Maior é aquele que está em vocês do que aquele que está no mundo”. Satanás pode criar muitos estragos, danos e destruição, mesmo na vida dos crentes ( 1 Tessalonicenses 2:18 ; Jó 1: 12–18 ; 1 Coríntios 5: 5 ). No entanto, se pertencemos ao Senhor Jesus Cristo, não há poder que possa nos derrotar ( Isaías 54:17 ). Somos vencedores ( 1 João 5: 4 ) quando “vestimos toda a armadura de Deus, para que possas resistir às maquinações do diabo” ( Efésios 6:11) Quando entregamos nossas vidas a Cristo, devemos nos arrepender. Este arrependimento deve incluir renunciar a qualquer envolvimento com bruxaria, seguindo o exemplo dos primeiros crentes em Atos 19:19 .
Isaías 8:19 diz: “Quando alguém lhe diz para consultar médiuns e espíritas que sussurram e murmuram, o povo não deve consultar seu Deus? Por que consultar os mortos em nome dos vivos? ” Quando seguimos essas palavras até sua conclusão lógica, também podemos perguntar: “Por que buscar qualquer poder além da fonte de todo o poder real? Por que buscar espíritos que não são o Espírito Santo? ” A feitiçaria e suas muitas contrapartes prometem espiritualidade, mas conduzem apenas ao vazio e à morte ( Miquéias 5:12 ; Gálatas 5: 19–21 ). Só Jesus tem palavras de vida (João 6:68 ).