Muitas pessoas dizem que a primeira coisa que desejam fazer quando chegarem ao céu é ver todos os seus amigos e entes queridos que já faleceram antes delas. Na eternidade, haverá muito tempo para ver, conhecer e passar tempo com nossos amigos e familiares. No entanto, esse não será nosso foco principal no céu. Estaremos muito mais ocupados em adorar a Deus e desfrutar das maravilhas do céu. É mais provável que nossas reuniões com os entes queridos sejam preenchidas com a recontagem da graça e da glória de Deus em nossas vidas, Seu maravilhoso amor e Suas obras poderosas. Nós nos alegraremos ainda mais porque podemos louvar e adorar ao Senhor na companhia de outros crentes, especialmente aqueles que amamos na terra.
O que a Bíblia diz sobre se seremos capazes de reconhecer pessoas na vida após a morte? O rei Saul reconheceu Samuel quando a feiticeira de Endor convocou Samuel do reino dos mortos ( 1 Samuel 28: 8-17 ). Quando o filho de Davi morreu, Davi declarou: “Irei ter com ele, mas ele não voltará para mim” ( 2 Samuel 12:23 ). Davi presumiu que seria capaz de reconhecer seu filho no céu, apesar de ele ter morrido ainda bebê. Em Lucas 16: 19-31 , Abraão, Lázaro e o homem rico eram todos reconhecíveis após a morte. Na transfiguração, Moisés e Elias eram reconhecíveis ( Mateus 17: 3-4 ). Nestes exemplos, a Bíblia parece indicar que seremos reconhecíveis após a morte.
A Bíblia declara que, quando chegarmos ao céu, seremos “como ele [Jesus]; porque o veremos como ele é ”( 1 João 3: 2 ). Assim como nossos corpos terrestres foram do primeiro homem, Adão, nossos corpos ressurretos serão como os de Cristo ( 1 Coríntios 15:47 ). “E assim como trouxemos a semelhança do homem terreno, também devemos ter a semelhança do homem do céu. Pois o perecível deve revestir-se do imperecível e o mortal da imortalidade ”( 1 Coríntios 15:49 , 53 ). Muitas pessoas reconheceram Jesus após Sua ressurreição ( João 20:16 , 20 ; 21:12 ; 1 Coríntios 15: 4-7) Se Jesus era reconhecível em Seu corpo glorificado, também seríamos reconhecidos em nossos corpos glorificados. Ser capaz de ver nossos entes queridos é um aspecto glorioso do céu, mas o céu é muito mais sobre Deus e muito menos sobre nós. Que prazer será nos reunirmos com nossos entes queridos e adorar a Deus com eles por toda a eternidade.