Havia um homem muito especial chamado Jesus, que andava pelas cidades e vilas da Galileia ensinando o amor de Deus e realizando milagres. Ele amava todas as pessoas, inclusive aquelas que eram desprezadas pelos outros, como os publicanos.
Sabe por quê? Por que os publicanos eram cobradores de impostos do Império Romano, que oprimia o povo de Deus. Por causa disso, eles eram considerados pecadores e excluídos da sociedade. Mas Jesus não olhava para eles assim, ele os via como o que eles eram: pecadores desesperados como todo mundo. Por isso, ele os amava e queria mostrar que todos eram importantes para Deus, até aqueles que faziam as piores coisas.
Jesus até mesmo chamou um deles para ser um dos seus apóstolos. Seu nome era Mateus, que escreveu o primeiro livro do Novo Testamento.
Um dia, Jesus estava passando pela cidade de Jericó, quando viu um publicano chamado Zaqueu subindo em uma árvore para ver Jesus passar. Jesus olhou para cima e viu Zaqueu, e disse: “Zaqueu, desça rapidamente, pois hoje preciso ficar em sua casa”.
Zaqueu ficou surpreso e muito feliz por Jesus querer visitá-lo em sua casa. Ele desceu da árvore e recebeu Jesus com alegria. Mas as pessoas da cidade começaram a murmurar, dizendo que Jesus estava indo ficar com um pecador.
No entanto, Jesus sabia o que estava fazendo. Ele queria mostrar a todos que, para Deus, todos eram iguais, e que ele veio para salvar e perdoar os pecadores. Ele passou um tempo na casa de Zaqueu, conversando e ensinando a ele sobre o amor de Deus.
Ao final do dia, Zaqueu se arrependeu de seus pecados e decidiu devolver todo o dinheiro que havia roubado das pessoas. Jesus ficou muito feliz com a decisão de Zaqueu e disse a ele: “Hoje, a salvação chegou a esta casa, porque você também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.
A mensagem do evangelho que Jesus queria transmitir a todos era a de que Deus nos ama muito, independentemente de nossos erros ou pecados. Ele veio ao mundo para nos salvar e perdoar, e está sempre pronto a nos receber de braços abertos. Nós só precisamos nos arrepender e pedir perdão, e então, ele nos dará a paz e a alegria que só ele pode oferecer.