Por Felipe Moura.
Muitos seguirão a imoralidade vergonhosa desses mestres, e por causa deles o caminho da verdade será difamado. (2 Pedro 2:2)
Qual o objetivo dos falsos mestres? Destruir a vida espiritual e moral da comunidade cristã.
Isso se dá porque os falsos mestres ensinam astutamente heresias destrutivas. Seus ensinamentos tornam-se regra de fé e, consequentemente, gera a separação ou a divisão de uma comunidade cristã.
Geralmente os falsos mestres atribuem para si mesmos o ofício de profeta e, por causa de seus ensinos mentirosos, são comparados a Sodoma — pois andam com falsidade.
Apesar disso, somos informados que surgirão falsos mestres e que muitos os seguirão. E é por causa deles que o caminho da verdade é difamado.
Estes enganadores já foram condenados há muito tempo, e sua destruição não tardará. Algumas características são comuns: (1) Afirmam que apenas alguns textos da Escritura são verdadeiros; (2) Pervertem os textos para defender práticas pecaminosas.
Já vi alguns ‘pastores’ defendendo a relação entre pessoas de mesmo gênero a partir de uma perversão da verdade. E por muitos é admirado. Porém, como diz o apóstolo Pedro, muitos seguirão a imoralidade vergonhosa desses mestres.
Apesar de surgirem esses enganadores, somos encorajados pelo apóstolo a permanecer firmes, pois de fato Deus não poupou nem os anjos que pecaram, nem o mundo antigo, nem Sodoma e Gomorra; em contrapartida, protegeu Noé e sua família, e resgatou Ló, tirando-o de Sodoma.
O Senhor não está omisso nem se esqueceu dos justos. O Senhor sabe resgatar das provações os seus e manter os perversos sob castigo.
Portanto, devemos ter cautela. Precisamos ser sóbrios e vigilantes para que, depois de haver escapado da maldade do mundo por meio do conhecimento de Cristo, não nos tornemos escravos novamente do pecado; antes, que obedeçamos a ordem recebida para viver de modo santo.
Twitter • Facebook • Instagram