Menu fechado

Crente doente é sinal de pecado?

Por Lucas Rosalem.

“A palavra do Senhor permanece para sempre”. E essa palavra é a mensagem das boas-novas que lhes foi anunciada” (1Pedro 1:25).

Qual o sentido do verso acima?

Fora de contexto, é possível fazer qualquer frase significar o que você quiser. Dentro do contexto, porém, você precisa respeitar seu significado. É por isso que muitas pregações hoje em dia são feitas usando apenas 1 verso: é mais fácil dizer enrolar o ouvinte. Sem entrar no mérito da questão dos falsos pastores, vamos tentar entender o verso em questão.

À primeira vista, parece significar que a Bíblia nunca perde sua validade, uma afirmação que está correta. Mas o verso acima é bem mais específico do que isso, pois o capítulo inteiro fala sobre um mesmo assunto: a segurança da salvação. No verso acima, Pedro está dizendo do motivo pelo qual podemos ter certeza da nossa salvação: porque a palavra de Deus não volta atrás! Veja o que ele diz um pouco antes, ou seja, o assunto que ele tinha em mente e estava completando:

“Pois vocês nasceram de novo, não para uma vida que pode ser destruída, mas para uma vida que durará para sempre, porque vem da eterna e viva palavra de Deus (v.23).

A passagem trata de vários assuntos secundários, mas a segurança da salvação tem destaque, aparecendo em vários versos:  o Pai nos escolheu de antemão, o Espírito nos santificou e sangue de Cristo nos purificou (2); o Pai nos fez nascer de novo e a ressurreição de Jesus nos dá esperança (3); essa herança é imperecível, não muda, nem se deteriora (4); Deus nos protege, não porque somos perfeitos e obedecemos, mas porque cremos (5); passar por provações provam a autenticidade da nossa fé (7); se cremos, temos salvação (9); até os profetas profetizaram sobre a nossa salvação (10,12); o preço foi alto demais para que algo pudesse nos tirar a salvação recebida (18-19); nos podemos confiar porque Ele ressuscitou (21); já fomos purificados dos pecados diante de Deus (22); a vida eterna que ganhamos é uma promessa para sempre (23). Por fim, vem o verso final: “a palavra do Senhor permanece para sempre”. Ele termina dizendo que essa foi a mensagem anunciada a nós como “boa notícia”.

Perceba: o capítulo de 1Pedro 1 é sobre segurança da salvação, o argumento dele é que nós cremos (e por isso temos o perdão de pecados) e o desfecho da passagem é que “essa é a mensagem das boas-novas”. Ou seja, Pedro cita a salvação pela fé, de modo específico, como sendo a boa notícia do Evangelho. Então, responda para você mesmo: qual é a boa notícia do Evangelho?

A boa notícia é que devemos nos arrepender? A boa notícia é que se imitarmos Jesus seremos salvos? Não. A boa notícia é que desde que nascemos até a nossa morte, toda a dívida que a nossa vida fará contra o Pai já está quitada pelo sangue de Cristo e Deus, como é justo, não aceitará outro pagamento novamente.

Isso serve também para nos mostrar outra coisa, também argumentada por Pedro nesse capítulo (leia o capítulo!): as aflições que os cristãos passam não são sinal de que nós perdemos a salvação. Ao contrário, passar por elas sem perder de vista aquilo que esperamos é a prova da nossa salvação e isso glorifica a Deus (6-8).

Em outras palavras, não são as coisas boas acontecendo na sua vida (prosperidade e semelhantes) que provam que você está bem com Deus. Por isso também, pedir “provas” de que Deus está com você é a mentalidade pagã, a mentalidade incrédula de tentar se relacionar com a divindade. Os pagãos pedem provas, os cristãos confiam em sua palavra!

É Pedro mesmo quem também diz que a promessa recebida é suficiente como porto seguro para colocarmos toda a nossa esperança:

“Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância “ (13,14).

Confie na Palavra do Senhor!

Twitter Facebook Instagram

Artigos relacionados