Menu fechado

Tudo posso naquele que me fortalece? Como assim?

Existem três maneiras de distorcer a mensagem bíblica:

1 – Acrescentando algo à sua mensagem (Ap. 22.18).
2 – Omitindo parte dela (Ap. 22.19).
3 – Forçando uma interpretação (Mt. 4.1-11; 2Co. 4.1-2; 2Pe. 3.16).

Aborde todas as passagens com humildade.

  • Ao tratar com a palavra de Deus, seja humilde, esteja consciente de que dificilmente alguém atinge um completo conhecimento de qualquer texto bíblico.
  • Sempre pode haver mais alguma coisa que Deus deseja mostrar através dele, e você só aprenderá quando concluir que existe a possibilidade de desconhecer alguma parte.
  • O intérprete ao pensar que já sabe tudo, de forma arrogante, acaba por não enxergar as verdades ainda não descortinadas para a sua mente.
  • O conselho bíblico é claro: seja humilde, porque “adiante da honra vai a humildade” (Pv. 33b), da mesma forma que “a altivez do espírito precede a queda” (Pv. 16.18b). Em suma, só aprendemos quando sabemos que não sabemos.
  • Notamos muitas vezes que passagens bem familiares da Bíblia são interpretadas de forma errada, simplesmente porque o intérprete está acostumado com elas. Talvez até as conheça de cor, só que não percebeu o significado verdadeiro. Trata-as com descuido, na ilusão de que já as conhece muito bem, não precisa se esforçar para aprender mais nada a respeito delas.

Observe os versículos que precedem e seguem ao texto que se estuda. Em qualquer trabalho de interpretação devemos levar em conta o contexto:

1) Imediato. Capítulo ou passagem completa.
2) Próximo. O livro que se encontra.
3) Geral. A Bíblia como um todo.

Descubra o pano de fundo da passagem.

  • Não basta conhecermos o texto em si. Precisamos conhecer muito daquilo que não está no texto, mas, sim por trás do mesmo, na tentativa de interpretá-lo corretamente.
  • Quanto mais pormenores o intérprete conseguir do pano de fundo da passagem, maior a possibilidade de um bom entendimento.
  • Deve-se procurar determinar, no mínimo, quem foi o autor da passagem, em que ocasião a proferiu, em que época viveram os personagens envolvidos, em que época foi escrito, por que foi escrito, qual a localização geográfica, qual a situação econômica, social, religiosa e política da época dos acontecimentos e além de outros itens esclarecedores.
  • Devemos buscar estas informações nos dicionários bíblicos, comentários disponíveis na atualidade e nas boas introduções, já publicadas.

Artigos relacionados