Sua igreja é neopentecostal ou não?


Pentecostalismo não pode ser confundido com Continuísmo, pois todas as denominações cristãs creem tanto na ação do Espírito Santo, quanto em Seus dons que são concedidos à Igreja. O problema é justamente que a maioria nem sequer sabe quais eram as crenças pentecostais clássicas. Todas as práticas litúrgicas e as doutrinas cunhadas depois do Pentecostalismo ter se estabelecido, são chamadas de neopentecostais.
Aqui estão alguns: apresentações de dança no meio da reunião; campanhas com ênfase em algo totalmente secundário (quando não herético) como prosperidade, cura, etc.; elementos judaicos (simbologia e acessórios, como réplica da arca da aliança, uso de shofar, etc.); show no lugar da adoração; ensino sobre liderança espiritual, confissão positiva, maldição hereditária, mapeamento espiritual, dentre outros.
Agora resta avaliar quantos desses itens sua congregação usa, qual a ênfase é dada aos itens e a partir de que ponto uma igreja originalmente tradicional, ao fazer uso deles, se torna neopentecostal.
Independente dos itens em uso na sua congregação, acredito que a maneira mais honesta de definir isso é fazendo a seguinte pergunta: a igreja está dando ênfase ao Evangelho ainda? Ou seja, estamos falando mais sobre perdão de pecados ou sobre outra coisa? Todas as pregações apontam para Cristo ou para a solução dos problemas do público?
Responda a essas perguntas e você terá o suficiente pra dizer se está congregando numa igreja neopentecostal ou não.
Qualquer dúvida que você tiver, seja sobre essa avaliação ou por causa da conclusão sobre ela, por favor, entre em contato conosco inbox ou pelo email: editoramentecrista@hotmail.com e tentaremos responder prontamente da melhor forma possível.
– Lucas Rosalem