Menu fechado

Por que Adão é culpado pela queda da humanidade quando Eva pecou primeiro?

É verdade que, cronologicamente, Eva pecou antes de Adão. Ela foi tentada, colheu o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e comeu. Depois disso, ela deu a fruta ao marido e ele comeu ( Gênesis 3: 1–6 ). No entanto, a Bíblia coloca a culpa em Adão como o responsável pela queda da humanidade.

Em Romanos 5 , Adão é considerado culpado, sem menção a Eva:

“O pecado entrou no mundo por um só homem, e pelo pecado a morte, e assim a morte veio a todos os homens” (versículo 12).

“A morte reinou desde o tempo de Adão. . . até mesmo sobre aqueles que não pecaram por quebrar uma ordem, como fez Adão ”(versículo 14).

“Muitos morreram pela transgressão de um só homem” (versículo 15).

“Pela transgressão de um só homem, a morte reinou por ele” (versículo 17).

“Pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores” (versículo 19).
Este “um homem” a que Paulo se refere é Adão, como Romanos 5:14 deixa claro. A Escritura apresenta que foi Adão, não Eva, que pecou contra Deus e trouxe alienação de Deus e morte para toda a humanidade. Adão tentou culpar Eva, indiretamente ( Gênesis 3:12 ), mas Adão é o responsável pela entrada do pecado no mundo.

Existem várias razões pelas quais Adão é o culpado pela queda da humanidade. Adão foi criado primeiro, e sua esposa foi criada para ser uma “ ajudadora adequada ” ( Gênesis 2:18 , BSB). Deus responsabilizou Adão por sua família, conforme visto no fato de que Deus procurou Adão especificamente ( Gênesis 3: 9 ). Além disso, em Sua conversa com Adão e Eva, Deus questionou Adão primeiro ( Gênesis 2:11), embora Eva tenha pecado antes de Adão. Adam, como líder da família, foi considerado responsável pelo que aconteceu em sua família.

Além disso, o mandamento original de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal foi dado a Adão antes da criação de Eva ( Gênesis 2:17 ). Eva sabia da restrição ( Gênesis 3: 2-3 ) – Adão obviamente a informou – mas foi Adão quem ouviu direto da boca de Deus.

Em 1 Timóteo 2:14 , Paulo faz uma distinção sutil entre o pecado de Adão e o pecado de Eva: “Adão não foi enganado; foi a mulher que foi enganada e se tornou uma pecadora. ” Eva caiu em pecado por causa de um engano; no entanto, Adam não eraenganado, o que significa que escolheu pecar. Quando Adão tirou o fruto de sua esposa, ele sabia muito bem o que estava fazendo. Ele não foi mal informado ou enganado; ele simplesmente decidiu se rebelar contra o comando de Deus. Ele escolheu ouvir sua esposa em vez de ouvir a Deus ( Gênesis 2:17 ).

O Novo Testamento ensina que, como o primeiro homem, Adão representou toda a humanidade. Ele era o cabeça da raça humana e “todos morrem porque todos pertencemos a Adão” ( 1 Coríntios 15:22, NLT ). O sofrimento e a morte que resultaram do pecado de Adão enfatizam nossa necessidade de um Salvador – a quem as Escrituras se referem como o “ último Adão ” ( 1 Coríntios 15:45) Esse título para Cristo e as múltiplas comparações de Adão com Cristo não fariam sentido se o pecado original viesse por meio de Eva.

Embora Eva tenha sido a primeira a pecar, a solução para o pecado veio por meio de “sua Semente” ( Gênesis 3:15, NKJV ). A Semente, Jesus Cristo, nasceu de uma virgem chamada Maria ( Mateus 1: 18–25 ). Ele pagou o preço pelo pecado e redimirá aqueles que receberem a salvação que Ele oferece ( João 3:16 ). Então, assim como o pecado e a morte vieram por meio de um homem, Adão, também é por meio de um homem, Jesus Cristo, que a graça e a justiça são dadas como presentes gratuitos aos pecadores crentes. Por meio de Adão recebemos uma maldição, mas por meio de Jesus recebemos uma bênção.

Artigos relacionados