Menu fechado

Processo Exegético

Você entendeu o trajeto total da exegese até a sua aplicação das suas conclusões?

Ante de mais nada, você sabe a diferença entre a Teologia Sistemática e a Teologia Bíblia?

Basicamente, enquanto a primeira trabalha com a sistematização das doutrinas, visto que a própria Bíblia não faz isso por nós, a segunda trabalha na investigação dos textos individualmente para deles extrair as doutrinas. Ou seja, se a pergunta for algo como “o que a Bíblia diz sobre tal coisa?”, quem responde é a Teologia Sistemática. Mas se a pergunta for “o que essa passagem ensina?”, quem responde é a Teologia Bíblia.

Talvez você já tenha entendido, mas vamos formalizar o seguinte: a exegese é uma ferramenta para a Teologia Bíblia. E o que o exegeta fará neste último passo do seu labor é justamente o que a Teologia Bíblica se propõe a fazer. Mas, é claro, há diferença entre uma coisa e outra.

Enquanto a exegese se preocupa em extrair o ensino de uma passagem bíblica em seu contexto, a Teologia Bíblica é a disciplina que se preocupa em procurar no texto quais doutrinas ele apresenta. Diferente da exegese, que está focada em analisar o que estritamente o texto diz, a Teologia Bíblia olha para o texto bíblico e o interpreta segundo cronologia da narrativa bíblica. Ou seja, ela está debaixo do pressuposto básico de que a Bíblia é um livro só, com um autor só, com uma grande história central que conecta todas as instruções em cada um dos seus ensinos. Isso significa que, apesar de uma perícope ser interpretada fundamentalmente à luz do seu contexto, ela também deve ser compreendida levando-se em conta o período da Revelação onde ela foi entregue.

De qualquer forma, o que o exegeta faz ao extrair teologia de uma passagem deve estar alinhado com a Teologia Bíblia.

Pois bem, a exegese é o segundo movimento dentro de um conjunto de pelo menos 4 ou 5 itens, dependendo da finalidade para a qual foi feita. Se a busca é por uma sistematização doutrinária ou para pregação, são disciplinas envolvidas, como vemos abaixo no infográfico.

Processo Exegético

Você compreendeu que a Teologia Bíblica, tal como a Hermenêutica, é um conjunto de pressupostos analíticos para a interpretação bíblica? É exatamente isso. Na prática, a Teologia Bíblica funciona como uma mentalidade que o exegeta deve ter sobre o texto.

Essa mentalidade deve perpassar não só a exegese, mas também as conclusões interpretativas e as aplicações destas. A exegese é a ferramenta que garante o sentido mais estrito do texto em seu contexto, ou seja, dentre outras coisas, garante que o exegeta não perca de vista a posição do argumento da perícope no contexto do discurso do autor. Enquanto isso, a Teologia Bíblica garante que o exegeta perca de vista a posição da doutrina revelada na perícope em seu momento histórico no enredo da Revelação.

Eis alguns exemplos práticos na imagem abaixo:

Artigos relacionados