Moisés é saudado como o líder do Êxodo, aquele por meio de quem Deus libertou Seu povo da escravidão egípcia. A Moisés, Deus confiou a lei. Jesus demonstrou que Moisés prefigurou Sua própria obra como o Messias ( João 3: 14–15 ). Moisés é listado em Hebreus 11 como um exemplo de fé. Em Deuteronômio 34 , lemos que o próprio Deus enterrou Moisés. Também nos é dito que, “desde então, nenhum profeta surgiu em Israel como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face. . . . Porque ninguém jamais mostrou o grande poder ou praticou as obras terríveis que Moisés fez à vista de todo o Israel ”( Deuteronômio 34:10 , 12 ). No entanto, Moisés, com todas as suas bênçãos, não foi autorizado a entrar na Terra Prometida. Por que não?
Em Deuteronômio 32: 51–52, Deus explica o motivo pelo qual Moisés não teve permissão de entrar na Terra Prometida: “Isso porque. . . você quebrou a fé comigo na presença dos israelitas nas águas de Meribá Cades, no deserto de Zin, e porque você não defendeu minha santidade entre os israelitas. Portanto, você verá a terra apenas à distância; você não entrará na terra que estou dando ao povo de Israel. ” Deus foi fiel à sua promessa. Ele mostrou a Moisés a Terra Prometida, mas não o deixou entrar.
O incidente nas águas de Meribá Cades está registrado em Números 20. Perto do fim de seus quarenta anos de peregrinação, os israelitas chegaram ao Deserto de Zin. Não havia água e a comunidade se voltou contra Moisés e Aarão. Moisés e Arão foram para a tenda de reunião e prostraram-se diante de Deus. Deus disse a Moisés e Arão para reunir a assembléia e falar com a rocha. Água sairia. Moisés pegou o cajado e reuniu os homens. Então, aparentemente com raiva, Moisés disse a eles: “Escutem, vocês rebeldes, devemos tirar água desta rocha?” Então, Moisés bateu na rocha duas vezes com seu cajado ( Números 20: 10-11) Água veio da rocha, como Deus havia prometido. Mas Deus disse imediatamente a Moisés e Aarão que, porque eles falharam em confiar nEle o suficiente para honrá-Lo como santo, eles não trariam os filhos de Israel para a Terra Prometida (versículo 12).
A punição pode parecer severa para nós, mas, quando olhamos de perto as ações de Moisés, vemos vários erros. Obviamente, Moisés desobedeceu a uma ordem direta de Deus. Deus ordenou a Moisés que falasse com a rocha. Em vez disso, Moisés golpeou a rocha com seu cajado. Anteriormente, quando Deus trouxe água de uma rocha, Ele instruiu Moisés a golpeá-la com um cajado ( Êxodo 17) Mas as instruções de Deus eram diferentes aqui. Deus queria que Moisés confiasse Nele, especialmente depois de terem vivido em um relacionamento tão próximo por tantos anos. Moisés não precisou usar força; ele simplesmente precisava obedecer a Deus e saber que Deus cumpriria Sua promessa.
Além disso, Moisés recebeu o crédito por trazer a água. Ele pede as pessoas se reuniram no rock, “Deve nós lhe trazer água desta rocha?” ( Números 20:10 , ênfase adicionada). Moisés parecia estar levando o crédito pelo próprio milagre (e Arão), em vez de atribuí-lo a Deus. Moisés fez isso publicamente. Deus não poderia deixá-lo ficar impune e esperar que os israelitas entendessem Sua santidade.
A rocha que dá água é usada como símbolo de Cristo em 1 Coríntios 10: 4.. A rocha foi atingida em Êxodo 17: 6 , assim como Cristo foi crucificado uma vez ( Hebreus 7:27 ). O discurso de Moisés para a rocha em Números 20 poderia ser uma representação da oração. Jesus foi “atingido” uma vez e continua a fornecer água viva para aqueles que oram com fé a ele. Quando Moisés atingiu a rocha com raiva, ele destruiu a tipologia bíblica e, com efeito, crucificou Cristo novamente.
A punição de Moisés pela desobediência, orgulho e distorção do sacrifício de Cristo foi severa; ele foi impedido de entrar na Terra Prometida ( Números 20:12 ). Mesmo assim, não vemos Moisés reclamar de sua punição. Em vez disso, ele continua a liderar fielmente o povo e a honrar a Deus.
Em Sua santidade, Deus também é compassivo. Ele convidou Moisés ao Monte Nebo, onde mostrou a Seu amado profeta a Terra Prometida antes de sua morte. Deuteronômio 34: 4–5 registra: “Então o Senhor lhe disse: ‘Esta é a terra que prometi em juramento a Abraão, Isaque e Jacó quando disse:“ A darei a seus descendentes ”. Eu deixei você ver com seus olhos, mas você não vai passar por isso. ‘ E Moisés, o servo do Senhor, morreu lá em Moabe, como o Senhor havia dito. ” O fracasso de Moisés na rocha não negou ou quebrou seu relacionamento com Deus. Deus continuou a usar o profeta e a amá-lo com ternura.