Menu fechado

Pobreza é fruto do pecado?

De acordo com a teologia da prosperidade, toda “má sorte” na verdade é punição pelo pecado. Por outro lado, todos que têm fé e obedecem às ordens de Deus sempre serão afortunados e prósperos do ponto de vista econômico.

Não faz muito tempo, ouvi um pregador em um programa de televisão testemunhando como Deus o enriqueceu, dando-lhe dois carros, uma mansão luxuosa e não lembro mais o que. Eu estava em pé em uma esquina, olhando um aparelho público de televisão. Ao meu lado, uma mulher pobre, descalça e com uma cesta imensa sobre a cabeça, ouvia atentamente o pregador. Perguntei-me o que a mulher sentia e pensava ao ouvir essa pregação.

Ela pensava que era pobre, que seus filhos não tinham o que comer porque ela era uma pecadora maior do que o pregador ou mesmo do que eu, que estava bem vestido, em pé ao lado dela? Ou ela pensaria que os personagens de uma novela que ela acabara de ver, mentindo e enganando uns aos outros, eram melhores que ela, porque tinham automóvel e casa bonita? Ou será que talvez ela pensasse, com profunda sabedoria oriunda da vida, que o pregador não tinha ideia sobre o que estava falando?

Não sei o que a mulher pensava. Mas sei que o que ela e eu ouvíamos não eram as boas-novas sobre Aquele que nasceu em uma manjedoura, que não tinha onde deitar sua cabeça e que morreu na cruz.

– Lucas Rosalem


Artigos relacionados