Era uma vez, em uma família de dois filhos, um jovem que decidiu sair de casa e gastar todo o dinheiro que seu pai havia lhe dado em coisas fúteis e prazeres passageiros. Esse jovem foi chamado de filho pródigo, pois ele não se importava com as coisas importantes da vida, como a família e a religião.
Mas um dia, ele percebeu que havia perdido tudo o que tinha e que estava sozinho e sem dinheiro. Então, ele decidiu voltar para casa e pedir perdão ao seu pai por tudo o que havia feito. Seu pai, que o amava muito, o recebeu de braços abertos e o perdoou, dando-lhe uma nova chance de recomeçar sua vida.
Enquanto isso, o irmão mais velho, que sempre havia sido fiel ao pai e trabalhava muito para ajudar na casa, ficou ressentido com a volta do irmão pródigo. Ele não entendia por que seu pai havia perdoado o irmão que havia desperdiçado tudo o que tinha. Mas o pai explicou que era importante perdoar e dar uma nova chance às pessoas, mesmo que elas tenham cometido erros.
A mensagem do evangelho presente nesta história é a importância do perdão e da misericórdia. Assim como o pai da história perdoou o filho pródigo, Deus também perdoa nossos erros e nos dá a oportunidade de recomeçar. Além disso, devemos aprender a não julgar as pessoas pelos seus erros e sim acolhê-las com amor e compaixão.