Menu fechado

Nabucodonosor, o rei humilhado – Para Crianças

Nabucodonosor era um poderoso rei da Babilônia, que governou há muito tempo atrás. Ele era muito orgulhoso e achava que tudo o que tinha conquistado era por causa de sua própria força e sabedoria. Ele não reconhecia que Deus é o verdadeiro Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Certo dia, Deus decidiu ensinar uma lição a Nabucodonosor. Ele lhe deu um sonho que mostrava uma grande estátua com uma cabeça de ouro, peito e braços de prata, barriga e coxas de bronze, pernas de ferro e pés de argila. Um pedra se desprendeu de uma montanha e caiu sobre os pés da estátua, quebrando tudo em pedaços.

Ninguém no reino de Nabucodonosor conseguia interpretar o sonho, mas Deus levou Daniel, um jovem hebreu, até o rei. Daniel explicou que a estátua representava quatro reinos poderosos que viriam depois da Babilônia. O ouro era o próprio Nabucodonosor e a Babilônia, mas um reino mais fraco o sucederia. Depois, viriam outros dois reinos ainda mais fracos, até chegar um último reino de ferro que seria destruído pela pedra que representava o Reino de Deus.

Nabucodonosor ficou impressionado com a interpretação e reconheceu que Deus é o verdadeiro governante do universo. Mas seu orgulho não acabou por aí. Ele construiu uma estátua de ouro que media 30 metros de altura e ordenou que todos os habitantes do reino se curvassem diante dela e a adorassem. Quem não o fizesse, seria lançado numa fornalha ardente.

Três jovens hebreus, amigos de Daniel, se recusaram a adorar a estátua e foram jogados na fornalha. Mas Deus os protegeu e eles saíram ilesos. Nabucodonosor ficou mais uma vez impressionado com o poder de Deus e reconheceu que Ele é digno de ser adorado.

A mensagem do evangelho que podemos aprender com a história de Nabucodonosor é que não devemos nos orgulhar de nossas realizações e nos curvarmos diante de ídolos ou coisas que tentam nos afastar de Deus. Devemos sempre reconhecer que Deus é o verdadeiro governante de nossas vidas e buscar a Sua vontade em tudo o que fazemos. Além disso, devemos confiar no Seu poder e proteção, mesmo em situações difíceis, sabendo que Ele é capaz de nos salvar e guiar-nos em todas as coisas.

Artigos relacionados