Menu fechado

Uma História Bíblica de Israel – Iain Provan, V. Philips Long e Tremper Longman III – RESENHA

Uma História Bíblica de Israel – Livro de Iain Provan, V. Philips Long e Tremper Longman III.

Neste livro, os autores estão interessados em tratar dos registros bíblicos da ótica histórica. É um livro não sobre teologia, mas sobre historiografia – sobre a investigação do relato bíblico como documento confiável para a reconstrução histórica. É um material para historiadores.

Para tal, os argumentos fazem inúmeras comparações entre o registro bíblico e outros registros históricos considerados plausíveis e críveis a partir das metodologias aceitas para essa disciplina.

A grande questão que se apresenta, e que motivou o livro, é: a Bíblia tem apenas valor cultural e teológico ou também tem valor como fonte histórica?

Os autores trazem um grande apanhado de material arqueológico para demonstrar por A+B que não faz sentido questionar a veracidade dos relatos bíblicos de cunho histórico.

Aliás, muitos documentos são considerados por especialistas como verídicos, aparentemente, apenas para contestar os relatos do Antigo Testamento. Mesmo usando métodos que, de ponta a ponta, comprovam o AT, considera-se um documento como sólido e outro não, meramente por este segundo ser a Bíblia.

Dentre as várias questões que complicam o assunto, está a linguagem bíblica, que usa muitos gêneros literários diferentes e figuras de linguagem que precisam ser apreendidos antes de qualquer tentativa de se vasculhar a historicidade do material.

Basicamente, o que os autores faz é um trabalho historiográfica a partir do registro histórico dos hebreus na Bíblia, comparando os eventos e os colocando em ordem cronológica.

O material é excelente como referência para Teologia Bíblica diacrônica. O próprio livro tem vários esboços nesse sentido que, por si sós, já podem ser muito úteis para pregadores e teólogos.

Artigos relacionados