Menu fechado

Teologia do Antigo Testamento – Vicente Leite – RESENHA

A “Teologia do Antigo Testamento”, de Vicente Leite, é um livro de Teologia do Antigo Testamento que faz parte de uma série que compõe a grade curricular do curso em Teologia do IBETEL, se propõe a ser um instrumento de pesquisa e estudo.

Estou surpreso com este material. Não o levei muito a sério no início, mas rapidamente vi que se tratava de uma pesquisa que vi muito além de uma introdução.

Como cada autor pensa na Teologia Bíblica (TB) de uma maneira levemente diferente (para dizer o mínimo), Leite faz questão de fazer também sua definição na página 12:

“Teologia do Antigo Testamento é a disciplina da Teologia Bíblica que estuda a pessoa, atributos, revelação de Deus, e sua aliança com o povo eleito considerando a progressividade da revelação, os escritos e estilos literários do cânon judaico do Antigo Testamento”;

O próprio autor comenta sobre isso: “De acordo com John McKenzie, na obra “A Teologia do Antigo Testamento” a Teologia bíblica é a única disciplina ou subdisciplina no campo da teologia que carece de princípio, métodos e estrutura que recebam aceitação geral. Nem mesmo existe uma definição geral de seu escopo”.

O material, como se espera, é bastante comprometido com a fé cristã e a confiabilidade do texto bíblico como Palavra Revelada, inerrante.

Na primeira parte do material, o autor trata um pouco da história da TB, faz críticas contundentes à Alta Crítica e apresenta os pressupostos que serão usados no livro.

A pesquisa do autor foi muito longe e é bastante proveitosa – eu diria até que superior à de muitos outros materiais usados como disciplina nessa área em seminários (incluindo alguns reformados).

O livro pode servir muito bem também como material de consulta para temas bíblicos, já que a obra se comporta dessa forma, por tópicos, ainda que isso seja feito da perspectiva da TB.

Não subestime esse material. Ele certamente deveria ser publicado como livro.

Artigos relacionados