A História da salvação no Antigo Testamento, de Vern Sheridan Poythress.
Esse é um livro excelente para aproximar cristãos do Antigo Testamento, por causa de sua forte ênfase na centralidade de Cristo em toda a Escritura.
Logo de início, o autor expressa essa ideia na seguinte frase: “A obra de Cristo na terra, e especialmente sua crucificação e ressurreição, é o clímax da história; é o grande centro no qual Deus consuma a salvação para a qual toda a história do AT se direciona, cumprindo as promessas feitas através do Antigo Testamento”, p. 5.
Depois de um apanhado geral na primeira parte do livro, Poythress começa a demonstrar como todo o AT aponta para Cristo, escolhendo vários versículos em cada um dos livros veterotestamentários pra explicar de forma sucinta que aspecto neles é sobre Jesus.
O livro é muito útil, mas é insensivelmente exagerado.
Muitas passagens são usadas praticamente como alegorias. Aliás, não é essa a intenção, nem tecnicamente o que ele faz. Entretanto, essa é a sensação que temos quando lemos os comentários, que não têm nada de exegese ou Teologia Bíblica (se não sabe o que é a disciplina dentro da teologia cristã que se chama de “Teologia Bíblica”, leia essa outra resenha: https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/186213
Muitas das tentativas do autor de conectar o AT ao NT são superficiais e duvidosas, nitidamente forçadas, e isso permeia o livro inteiro. Porém, esse é um problema pequeno dada a pesquisa desse material.
Se você for pregador, então, o material é excelente.
Sabe quando encontramos um texto difícil de fazer apontar para Cristo? Pois bem, nesse livro você tem uma chance altíssima de encontrar uma forma de fazê-lo. Nesse caso, apenas tome cuidado, veja se a alusão a Cristo realmente faz sentido e se faz sentido aplicar no contexto do seu sermão.
Tenha um senso crítico atento e você irá usufruir de muita coisa boa nesse material.