A declaração de Jesus em Marcos 9:23 a respeito do poder disponível para aquele que crê é controversa. O contexto de Marcos 9 , no entanto, estabelece uma compreensão clara da declaração de Jesus. Marcos 9 apresenta uma cena em que um pai busca a ajuda dos discípulos de Jesus para expulsar um demônio de seu filho. Jesus se aproxima e pergunta o que está acontecendo. A resposta do pai é que os discípulos não conseguiram expulsar o demônio. Jesus responde: “Geração incrédula,. . . quanto tempo devo ficar com você? Quanto tempo devo aturar você? ” ( Marcos 9:19 ). O pai então pede a Jesus que tenha pena deles e expulse o demônio ( Marcos 9:22) Jesus então diz: “Se você pode acreditar, tudo é possível ao que crê” ( Marcos 9:23, NKJV ).
A palavra para “acredita” é um particípio que se traduz literalmente como “aquele que acredita”. Jesus fornece os meios para que tudo seja possível – é preciso acreditar Nele! A Bíblia Amplificada traduz a declaração de Jesus de forma mais completa: “Todas as coisas são possíveis para aquele que crê e confia [em mim]!” A fé é um ingrediente importante nesta história. Alguns argumentaram que a força da crença de uma pessoa é o que Jesus está discutindo. A questão em questão, entretanto, não é com que força ou ousadia o pai acreditava que Jesus curaria seu filho. A questão é o objeto de nossa crença . Os discípulos não precisavam de mais fé, mas de maisfé focada . Dito de outra forma, os discípulos precisavam colocar sua fé no objeto correto – Jesus Cristo.
Em Marcos 9:22 , o pai pede a ajuda de Jesus, começando seu apelo com “Se você pode fazer qualquer coisa”. A resposta inicial de Jesus ao pai em Marcos 9:23 discorda de como o pai formulou seu pedido: “O que você quer dizer com ‘Se eu puder’?” Jesus pergunta. “Tudo é possível se uma pessoa acredita” (NLT). A crença adequada em quem Jesus é teria dado ao pai confiança na capacidade de Jesus de expulsar o demônio. Depois de ouvir isso, o pai exclama que ele acredita, e se houver alguma deficiência, ele pede que Jesus o ajude em sua descrença (versículo 24). Marcos 9: 25-29revela a pessoa e o poder necessários para expulsar o demônio. Como Jesus afirma no versículo 29, a oração é necessária porque a pessoa necessária para tal tarefa é o próprio Deus. O objeto da fé de alguém é crítico.
Jesus faz uma declaração notável em Marcos 9:23 . Se interpretarmos mal a afirmação de que “todas as coisas são possíveis ao que crê”, ficamos desapontados. As palavras de Jesus não são uma promessa de que podemos fazer o que quisermos; antes, Ele deixa claro que aquele que crê só tem poder devido a quem ele crê; a saber, Jesus, o Filho de Deus. O poder é de Deus, acessado por meio da fé e oração de acordo com a Sua vontade (ver 1 João 5:14) É por causa de Deus que aquele que crê pode realizar muito. É pela graça de Deus que os discípulos realizariam coisas incríveis e milagrosas após a partida de Jesus (cf. Atos 3: 1-10 ). Enquanto vivemos para Jesus, vamos nos concentrar no objeto de nossa crença ( Hebreus 12: 2 ).