Há muitos anos atrás, em uma terra chamada Ur dos Caldeus, vivia um homem chamado Abrão. Ele era um homem muito especial, pois tinha muita fé em Deus e sempre procurava seguir as Suas vontades.
Um dia, Deus falou com Abrão em um sonho e disse: “Abrão, deixe a sua terra natal e vá para a terra que Eu lhe mostrarei.” Abrão ficou um pouco assustado, mas sabia que Deus sempre tinha um plano perfeito para a vida dele. Então, ele reuniu sua família e seus bens e partiu em direção à terra prometida por Deus.
Ao chegar na terra de Canaã, Deus falou novamente com Abrão e disse: “Abrão, esta terra será a sua terra. Eu farei com que a sua descendência seja tão numerosa quanto as estrelas do céu.” Abrão confiou em Deus e, mesmo sem saber como isso seria possível, acreditou que Deus cumpriria Sua promessa.
Anos se passaram e Abrão e sua esposa Sarai não tinham filhos. Mas Deus continuava a falar com ele e a guiar seus passos. Então, um dia, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, que significa “pai de uma multidão”, e o nome de Sarai para Sara, que significa “princesa”. E, assim como Deus prometera, Abraão e Sara tiveram um filho, Isaque, que seria o pai de Jacó e dos doze patriarcas de Israel.
Essa história do chamado de Abraão nos ensina muitas coisas sobre Deus. Ele sempre tem um plano perfeito para a nossa vida, mesmo que às vezes não entendamos tudo o que Ele está fazendo. Deus quer que confiemos Nele e sigamos Suas vontades, mesmo quando isso parece difícil. E, acima de tudo, Deus cumpre Suas promessas, mesmo quando parecem impossíveis.
Essa história nos lembra também da maior promessa de Deus: a salvação através de Jesus Cristo. Assim como Deus cumpriu Sua promessa de fazer de Abraão uma grande nação, Ele também cumpriu Sua promessa de enviar um Salvador para toda a humanidade. Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, nos dando a chance de termos uma vida eterna ao lado de Deus. Tudo o que precisamos fazer é crer em Jesus e segui-Lo, assim como Abraão acreditou em Deus e O seguiu.