Menu fechado

Introdução à Hermenêutica Bíblica (Walter Kaiser e Moisés Silva) – RESENHA

Apesar de não ser tão volumoso como muitos outros livros da mesma categoria, essa introdução à hermenêutica bíblica, de Kaiser e Silva, foi uma das melhores e mais completas que eu li.

Por que ler este livro? Bom, em primeiro lugar, a começar pelo, digamos assim, “roteiro” do material, que é muito diferente dos demais.

O livro não começa propriamente com definições sobre hermenêutica, nem com a história da mesma ao longo dos anos. O primeiro assunto é “quem precisa de hermenêutica?”.

É claro que nessa introdução muitas coisas típicas de livros de hermenêuticas surgem, pois os autores precisam dar diretrizes fundamentais sobre o próprio livro. Ainda assim, não é uma introdução tão típica, e traz informações bastante relevantes para a discussão.

Nessa primeira parte do livro ainda, os autores discutem sobre sentido e significado textual, e depois, sobre algumas falácias lógicas, em especial, aqueles relacionados com usos e abusos dos idiomas originais das Escrituras.

A segunda parte do livro trata especificamente dos diferentes gêneros literários na Bíblia e apresenta orientações e regras de maneira bem simples para interpretar os diferentes textos.

A terceira parte trata dos dois maiores objetivos da hermenêutica: significado e aplicação. O livro não é apenas teórico. Os autores tiveram uma grande preocupação pastoral que, nesta seção do livro, ficou ainda mais evidente e ganhou corpo. Já no primeiro item, a discussão é justamente sobre o uso devocional da Bíblia. Na sequência, eles tratam sobre a obediência à Palavra, e apenas depois, tratam do uso teológico da Bíblia.

A quarta e última parte do livro ainda vai tratar sobre significado. Mais especificamente: “a busca por significado”, como diz o título da seção. Só nesse momento, o livro traz um apanhado histórico da hermenêutica, para então tratar das visões contemporâneas e voltar a um apelo à forma que o grande reformador, João Calvino, refinou e defendeu para a interpretação das Escrituras.

Livro recomendado para qualquer cristão, independentemente do nível de estudo.

Artigos relacionados