Menu fechado

Despertar da fé adormecida

Por Felipe Moura.

O fenômeno neopentecostal sempre teve facilidade em crescer e se multiplicar. A construção do Templo de Salomão foi um marco na forma de trabalho do Edir Macedo.

O fato de usar o Templo de Salomão parece ser estratégico. No antigo testamento, era o local onde o povo de Deus ia para adorar, e depositar suas ofertas e dízimos.

A judaização não está apenas na estética do mega templo, mas também na estética do líder e a estrutura eclesiástica. Edir Macedo passou a usar elementos típicos da cultura judaica — como o quipá e o talit; talvez tentando colocar-se como um tipo de rabino.

Sua proposta é exatamente a de mudar a cara da igreja. Não mais uma igreja neopentecostal como qualquer outra, mas uma versão “para despertar a fé que estava adormecida, para levar as pessoas a um verdadeiro avivamento espiritual, estimulando os visitantes a uma compreensão da fé em sua forma mais pura, incluindo a reverência, o respeito, o temor, o cuidado e a Santidade ao Senhor”[1].

Toda essa estrutura que traz de volta aquilo que era meramente incompleto, imperfeito e sombra, é um insulto a Cristo. Não precisamos do que era imperfeito para ouvir a voz de Deus nem para despertar a nossa fé. Acaso olhar para um menorah despertaria a fé? Ou, entrar e contemplar esse mega templo pode nos estimular a uma compreensão da fé em sua forma mais pura?

Toda essa construção, não falo das pedras empilhadas, mas dessa teologia barata, só distancia as pessoas do conhecimento do verdadeiro evangelho. Quando é dito que devemos olhar para Cristo, autor e consumador da nossa fé, eles vêm com muros de pedra para que seus seguidores não enxerguem a Cristo.

Deus já falou antigamente por meio de profetas, por meio dos símbolos, dos sacrifícios. Mas Jesus Cristo veio, e por meio dele o Pai nos comunicou de maneira plena e completa a respeito da salvação. E não é olhando para um homem vestido como um rabino, nem contemplando a bela construção, mas mediante a fé em Cristo que somos purificados dos pecados.

Por muito tempo Deus falou várias vezes e de diversas maneiras a nossos antepassados por meio dos profetas. E agora, nestes últimos dias, ele nos falou por meio do Filho, o qual ele designou como herdeiro de todas as coisas e por meio de quem criou o universo. (Hebreus 1:1,2)


[1] https://www.uckg.org/pt/segundo-aniversario-do-templo-de-salomao/

Twitter Facebook Instagram

Artigos relacionados