Havia uma cidade chamada Nínive, e ela não era uma cidade muito boa. As pessoas lá faziam coisas muito ruins e não se importavam com os outros. Deus viu isso e decidiu que algo precisava ser feito.
Então, Ele escolheu um homem chamado Jonas para ir até Nínive e dizer às pessoas que elas precisavam mudar seus caminhos. Mas Jonas não queria fazer isso, ele tinha medo das pessoas em Nínive e achava que elas não mereciam a misericórdia de Deus.
Então, em vez de ir para Nínive, Jonas fugiu na direção oposta em um barco. Mas Deus não permitiria que Jonas fugisse de Sua vontade. Ele enviou uma grande tempestade que ameaçava afundar o barco. Jonas sabia que a tempestade era por causa dele, então ele pediu para ser jogado no mar.
Mas Deus não deixou que Jonas morresse. Ele enviou um grande peixe para engolir Jonas e o manter seguro por três dias. Lá, Jonas orou e pediu perdão a Deus. Então, o peixe cuspiu Jonas na praia e ele sabia que tinha que ir para Nínive.
Jonas finalmente chegou a Nínive e pregou para as pessoas. E para sua surpresa, elas ouviram sua mensagem e se arrependeram de seus pecados. Deus viu que eles estavam realmente arrependidos e não os puniu.
Anos depois, o profeta Naum também falou sobre Nínive. Mas dessa vez, ele profetizou que a cidade seria destruída. Deus viu que as pessoas em Nínive tinham voltado aos seus caminhos perversos, então eles não tiveram outra chance. Com justiça, Deus os puniu pela sua maldade. Assim, um exército invasor invadiu e destruiu toda a cidade de Nínive.
A história de Jonas e Nínive nos ensina sobre o amor de Deus e Sua misericórdia. Ele está sempre disposto a perdoar e dar uma segunda chance para aqueles que se arrependem de seus pecados. E isso é a mensagem do evangelho, que Deus nos ama tanto que enviou Seu único filho, Jesus, para nos salvar e nos dar vida eterna.
Então, devemos seguir o exemplo das pessoas em Nínive e arrepender-se de nossos pecados. Deus está sempre nos esperando de braços abertos, pronto para nos perdoar e nos dar uma nova vida.