Menu fechado

A Celebração Bíblica do Prazer

Originalmente, Cantares é a celebração declarada do prazer da intimidade física. Deus pretende que nosso desejo por intimidade física seja satisfeito! Esse livro apresenta, diversas vezes, convites sexuais. Observe como o livro acaba com um convite e uma aceitação à união sexual: “O tu que habitas nos jardins, para a tua voz os companheiros atentam; faze-ma, pois, também ouvir. Vem depressa, amado meu, e faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos corços sobre os montes dos aromas” (8.13,14).

Talvez hoje nos sintamos tentados a pensar que não há necessidade de testemunhar os prazeres do amor físico. Mas o Senhor nos deu esse livro para nos lembrar sempre que Ele ainda acha bom aquilo de que nossa cultura abusou. Somos lembrados de que o amor físico é encantador e agradável

Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho (1.2). Que belos são os teus amores, irmã minha! O esposa minha! Quanto melhores são os teus amores do que o vinho! E o aroma dos teus bálsamos do que o de todas as especiarias! (4.10) Observamos o apreço que o amante e a amada têm pela beleza física: Eis que és formosa, ó amiga minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas. Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso (1.15,16).

Vemos que o amor físico é satisfatório’.

Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro das tuas vestes é como o cheiro do Líbano (4.11).

Podemos ser recatados em relação ao amor da intimidade física — e devemos ser — , mas não precisamos ter vergonha dele. Ao longo desse livro, o autor retrata e celebra a afeição erótica que dois amantes casados têm um pelo outro:

Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso e de toda a sorte de pós aromáticos (3.6)? Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeiras (6.10)? Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada tão aprazivelmente ao seu amado (8.5)?

Cantares celebra o prazer do amor físico que Deus nos deu no casamento!

——– Retirado de: Mark Dever – A Mensagem do Antigo Testamento.

Leia a continuação aqui:

Introdução a Cantares
Resposta à Revolução Sexual
Como Desfrutar da Intimidade Física
Construindo Intimidade Relacional

Artigos relacionados