Em sua discussão sobre a Trindade , os teólogos desenvolveram vários termos para ajudar a explicar, tão precisamente quanto possível, como é Deus. Quando alguém fala da “Trindade ontológica”, também conhecida como “Trindade imanente”, está se referindo à natureza de Deus.
Ontologia é o estudo filosófico da natureza do ser. A “Trindade ontológica” refere-se ao ser ou natureza de cada membro da Trindade. Em natureza , essência e atributos, cada Pessoa da Trindade é igual. O Pai, o Filho e o Espírito Santo compartilham a mesma natureza divina e, portanto, constituem uma Trindade ontológica. O ensino da Trindade ontológica diz que todas as três Pessoas da Divindade são iguais em poder, glória, sabedoria, etc.
A Trindade ontológica também é às vezes chamada de “Trindade essencial”. É freqüentemente mencionado em conjunto com a Trindade econômica , um termo que enfoca os relacionamentos dentro da Trindade e o papel de cada pessoa na criação e salvação. O termo Trindade ontológica enfoca quem é Deus ; o termo Trindade econômica concentra-se no que Deus faz .
A Trindade ontológica é a doutrina cristã básica e fundamental para toda a fé cristã. João 10:30 diz que Jesus e o Pai são um, o que significa que eles são de uma mesma natureza. Em Mateus 28:19 Jesus nos diz para batizar“Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, claramente igualando as três Pessoas da Trindade.