Era uma vez um homem chamado Jonas, que era um profeta de Deus. Ele morava em Israel e Deus tinha uma missão especial para ele.
Deus disse a Jonas que fosse até a cidade de Nínive, que era uma cidade grande e cheia de pessoas más. Ele deveria pregar para eles e dizer que precisavam se arrepender dos seus pecados.
Mas Jonas não queria ir a Nínive. Ele tinha medo das pessoas lá e não queria que elas se arrependessem. Então, em vez de obedecer a Deus, Jonas decidiu fugir.
Ele pegou um barco e foi na direção oposta de Nínive. Mas Deus enviou uma grande tempestade que sacudiu o barco e quase o fez afundar.
Os marinheiros, assustados, começaram a orar a seus deuses, mas nada aconteceu. Então, eles perguntaram a Jonas qual era o problema e por que a tempestade tinha acontecido.
Jonas confessou que estava fugindo de Deus e que era por isso que a tempestade havia chegado. Ele pediu aos marinheiros que o jogassem no mar para acalmar a tempestade.
Os marinheiros não queriam fazer isso, mas depois de muita insistência de Jonas, eles acabaram jogando-o no mar. E a tempestade parou imediatamente.
Mas Deus não abandonou Jonas. Ele enviou um grande peixe para engoli-lo e protegê-lo. Jonas ficou dentro do peixe por três dias e três noites, orando a Deus e pedindo perdão.
Finalmente, o peixe o vomitou na praia. E Deus deu a Jonas uma segunda chance de ir a Nínive e pregar para o povo.
Desta vez, Jonas obedeceu a Deus. Ele pregou a mensagem de arrependimento para o povo de Nínive, e todos eles se arrependeram dos seus pecados. Deus perdoou o povo de Nínive e não destruiu a cidade.
A mensagem do evangelho na história de Jonas é sobre a obediência a Deus e o perdão. Jonas não queria ir a Nínive, mas Deus o perdoou e deu-lhe outra chance. Assim também, Deus nos perdoa quando confessamos nossos pecados e nos arrependemos. Devemos obedecer a Deus e seguir Seus planos para nossas vidas, assim como Jonas fez no final.