Publicado em

TAC – Treinamento Avançado Contínuo

O QUE É O TAC?

O TAC é um programa feito para gerar amadurecimento espiritual, engajamento e crescimento espontâneo, com foco na igreja local.

O TAC tem como foco a preparação e a consolidação dos membros e líderes para que possam seguir conscientemente a carreira cristã e servir com excelência suas igrejas.

Muitos métodos têm esse objetivo, mas nenhum deles com a metodologia do
TAC que, sobretudo, foi desenvolvido pensando na Igreja do Evangelho Quadrangular.

Na IEQ, muitas igrejas ou qualquer outro período de ensino bíblico, treinamento de líderes, ou algum treinamento mais específico, seja por falta de um material com uma metodologia adequada, ou pessoas para aplicar estes treinamentos. A maioria desses pastores imaginam que para começar algum projeto desses é preciso “ir aos poucos”, formando uma pequena turma até a igreja se acostumar com a ideia, e só então começar um programa a longo prazo, como uma escola bíblica ou de liderança. Isso até fazia algum sentido, se levarmos em conta que até então nenhum programa tinha a metodologia do TAC.

A metodologia do TAC possui uma assertividade muito grande de sucesso em sua implantação, mesmo em igrejas que não têm EBQ, ITQ ou TADEL. Um diferencial do TAC é justamente o incentivo que traz aos alunos, pastores e igrejas.

Veja o TADEL convencional, por exemplo, que dá uma impressão de que ao terminar o curso a pessoa já está “pronta” e não precisa de mais nada. Isso não gera nenhuma sensação de engajamento e aliança, nem de satisfação, visto que a pessoa certamente não sentirá que teve um avanço tão significativo. A escola bíblica convencional, por outro lado, por ser contínua, mas sem nenhum tipo de exigência ou certificação, dá uma sensação de monotonia e de algo que nunca se completa; além disso, a pessoa pode começar quando quiser e parar quando enjoar. Com relação ao ITQ, além do objetivo ser a formação teológica pastoral, mesmo sendo aberto à membresia, existem algumas exigências básicas as quais nem todos estão prontos à atender.

O TAC, com sua metodologia, propõe ser uma ferramenta para resolver todos esses problemas. Em primeiro lugar, porque o sistema de módulos e certificações individuais consegue passar à pessoa a sensação de que ela está realmente saindo do lugar. Em segundo lugar, porque existe uma continuidade no treinamento que torna possível capacitar até a pessoa mais simples, o que acaba estimulando o compromisso, e por consequência, frutificando em engajamento na igreja local.

Antes de explicarmos sobre a metodologia, confira abaixo o conteúdo resumido dos dois primeiros módulos do programa.


PRIMEIROS MÓDULOS DO TAC

MÓDULO 1
1ª Parte – 3 Meses

• A Jornada da Vida Cristã

A função da primeira parte deste primeiro módulo é garantir que os participantes do TAC se tornem cristãos que realmente entendem a fé cristã que dizem seguir. Como 2ª Pedro é inteira sobre a vida cristã e seus encalços, a carta é o assunto dessa primeira parte, dividido em 12 lições: a história da Redenção, conhecimento e capacitação, santificação, o perigo dos falsos ensinos e a necessidade de nos agarrarmos à Palavra de Deus e firmar-se com a igreja local.

2ª Parte – 3 Meses

• Formação de Liderança Local

O foco da segunda parte é acender o espírito de liderança na membresia. A ideia central é a preparação do espírito dos membros para que se engajem e tenham atitude de líder em suas igrejas. Para isso, oferecemos orientações práticas sobre como os membros podem, em tempo integral e mesmo sem terem cargos oficiais, auxiliarem e entenderem melhor seus líderes espirituais.

Deus e firmar-se com a igreja local.


MÓDULO 2
1ª Parte – 3 Meses

• Gerando Discípulos Para Cristo

O Módulo 2 começa com uma orientação prática e profunda sobre como ajudar pessoas a seguirem Jesus. Seguindo o padrão encontrado nas Escrituras, mostramos como os relacionamentos dedicados a fazer discípulos devem se conduzir no contexto da igreja local, a fim de cultivar uma cultura de discipulado como parte natural da vida diária. É um método para que a igreja local gere um ciclo de crescimento espontâneo através da vida da membresia.

2ª Parte – 3 Meses

• Obreiro Aprovado

Trata-se de uma continuação direta (ou um segundo nível) da 2ª Parte do Mód.1. É uma apresentação das funções da liderança local com base nos ensinos de Cristo para encorajar e preparar cristãos formando uma liderança sólida com visão clara. O foco é moldar aquelas pessoas que de fato são a “liderança da igreja”: professores, líderes, ministros de louvor, etc. Em suma, é um preparo para aqueles que serão o “espelho da igreja”.


TAC – NO QUE CONSISTE

• Diferente do ITQ, o TAC tem como objetivo fortalecer a igreja local capacitando e, principalmente, engajando os membros.

• Diferente de um curso de liderança (ou o TADEL), o TAC não é um curso de formação, mas um treinamento contínuo. É uma mescla de curso de Teologia com treinamento de líderes. O programa está em pleno desenvolvimento e já conta com 20 módulos, mas muitos outros estão sendo desenvolvidos. O TAC não para enquanto o pastor local não quiser, e sempre haverá módulos novos e funcionais, pois o diferencial do programa é justamente que ele seja um treinamento parecido com a carreira cristã: de crescimento, treinamento e edificação contínua.

• Diferente de uma escola bíblica típica, há a necessidade de participação da classe, devido à forma dinâmica com que o conteúdo é elaborado. Além disso, cada participante tem a nítida noção de que está evoluindo. Cada módulo dura 6 meses e cada participante que conclui é certificado, não pela igreja local, mas por um diploma diretamente do programa, com o nome do membro que cursou o módulo – o que dá a real sensação de fazer parte de algo maior.


A IMPLANTAÇÃO

O primeiro passo para a implantação do TAC é o evento com a igreja (toda ou a liderança) com um representante oficial que irá apresentar a necessidade do programa, seu conteúdo e funcionamento. O evento, que pode ter um, dois ou três dias (variando conforme o pastor solicitante preferir), terá 3 partes, sendo a primeira delas uma palestra sobre Aliança & Honra, que fundamenta o programa e tem o objetivo conquistar a fidelidade da membresia.
Em outras palavras, para que a mentalidade do programa seja inteiramente absorvida pela membresia, o TAC vem acompanhado da conferência sob o título Consolidando uma Liderança Eficaz. Essa primeira etapa da implantação tem como foco estimular e garantir que os membros estejam aliançados com o pastor e a igreja local, mostrando a necessidade da capacitação dos líderes e a formação de novos líderes. O foco é sempre a igreja local.

A segunda etapa da implantação é a apresentação do conteúdo do programa e das ferramentas disponíveis ao pastor e aos líderes.

A terceira etapa é um workshop com o passo a passo para o início do programa, com a explicação detalhada do crescimento dentro do próprio programa, dos módulos, da duração e do sistema de certificações.
À medida que as pessoas são mergulhadas no programa da igreja local, elas se tornarão cada vez mais preparadas e, por consequência, engajadas. Há muito mais para ser explicado; muito mais detalhes feitos para incentivar, estimular e engajar professores e alunos, que você pode saber entrando em contato diretamente conosco pelo WhatsApp. Não perca tempo. Contate-nos!

(16) 99638-2564 • Lucas Rosalem
(66) 99979-1553 • Pr. Anderson Silva